publicidade

Copa do Mundo de 2014 começa nesta quarta

A Copa do Mundo do Brasil começa oficialmente nesta quarta-feira. E o pior time do mundo participará de uma abertura cercada de curiosidades. Em Malabar, em Trinidad e Tobago, Montserrat e Belize abrem a fase preliminar das eliminatórias da Concacaf - que reúne as Américas Central e do Norte, além do Caribe. Será o primeiro dos 832 jogos que vão apontar os 31 países que, ao lado do Brasil, disputarão o Mundial de 2014. Como Montserrat sequer possui instalações adequadas para sediar uma partida de eliminatórias, o jogo será em Trinidad e Tobago, justamente um dos epicentros da recente crise na Fifa. Trata-se do país de Jack Warner, o vice-presidente da entidade que foi suspenso por acusações de corrupção.

Montserrat, localizada no Caribe e próxima a Antigua e Barbuda e a Guadalupe, é um dos seis países que dividem a última colocação no ranking da Fifa. A entidade tem 208 países-membros. Destes, 203 vão participar das eliminatórias já que Butão, Guam, Mauritânia e Brunei não se inscreveram e o Brasil é o país-sede.

A rigor, nem Montserrat nem Belize, que atualmente é o 172º do ranking da Fifa, tem qualquer pretensão de chegar à Copa de 2014. Montserrat, por exemplo, só venceu duas partidas desde que sua seleção passou a existir, em 1991. Em 2002, após uma derrota para o Butão, recebeu o título simbólico de pior time do mundo. Hoje, a ilha, que tem apenas 102 quilômetros quadrados, tem população estimada em pouco mais de 4 mil habitantes. Assolada por desastres naturais, enfrentou o maior deles em 1995, quando a erupção de um vulcão obrigou os então cerca de 11 mil habitantes da capital Plymouth a se refugiarem em outra ilhas do Caribe, Estados Unidos e até na Inglaterra. Entre os refugiados, estavam os jogadores. Formar uma seleção para competições oficiais já é um enorme desafio. Entrar em campo, uma vitória.

- Estou orgulhoso de jogar por meu país - disse ao site da Fifa o meia Clifford Joseph, comentando as dificuldades de uma equipe formada inteiramente por amadores.
Em Belize, alguns profissionais

O meia Kenny Dyer, de 46 anos, será o capitão e técnico do time. Na recente Copa do Caribe, Montserrat perdeu todos os seus jogos, não marcou nenhum gol e sofreu 16.

Já Belize tem como melhor resultado recente um empate com a Nicarágua na Copa Centro-Americana deste ano. Como Montserrat, nunca passou das fases preliminares das eliminatórias da Concacaf. Em uma coisa, no entanto, se diferencia do rival: tem em seu time alguns profissionais, que atuam em clubes de Honduras, espécie de eldorado para os atletas do país. O treinador do time é hondurenho e, ao contrário dos comandados, tem história para contar: José de la Paz dirigiu Honduras na Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Na ocasião, os hondurenhos protagonizaram uma grande zebra ao empatarem com os donos da casa em 1 a 1.

A partida será no estádio Ato Boldon, nome dado em homenagem ao velocista que é um dos maiores ídolos da história de Trinidad e Tobago. Ele foi campeão mundial e conquistou quatro medalhas olímpicas. O jogo de volta será em Belize, no dia 19 de junho.

Em junho e julho, serão disputadas as rodadas preliminares da Concacaf e da Ásia. Estes jogos vão definir as 180 seleções que participarão do sorteio dos grupos das eliminatórias, dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. Apenas as eliminatórias sul-americanas, disputadas em pontos corridos, não terão sorteio. Em março, o Comitê Executivo da Fifa divulgou a distribuição das vagas para o Mundial. A Europa terá 13 representantes e a África, cinco. Os demais continentes têm vagas fixas e outras por repescagem. Além do Brasil, já classificado por ser o país sede, a América do Sul e a Ásia, terão quatro vagas e um quinto país disputando a repescagem. A Concacaf terá três vagas e um quarto país na repescagem, enquanto a Oceania não classificará diretamente qualquer seleção e terá um representante na repescagem.
As marcas da guerra

A novidade para o Mundial de 2014, no Brasil, é a forma de definição dos confrontos da repescagem. Até a Copa da África do Sul era previamente determinado quais os continentes que se enfrentariam para definir os últimos lugares na fase final. Agora, os confrontos também serão sorteados. O sorteio vai acontecer durante uma entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, durante o encontro do Comitê Organizador no dia 29 de julho.

A fase preliminar das eliminatórias reúne confrontos curiosos entre algumas das seleções com pior ranking no planeta e sem qualquer esperança de chegar ao Mundial do Brasil. Pela Concacaf, outros quatro duelos em mata-mata abrirão a fase classificatória. Vão se enfrentar Anguila x República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas x Ilhas Virgens Americanas, Aruba x Santa Lúcia e Bahamas x Turcas e Caicos.

Na Ásia, 16 duelos em mata-mata vão selecionar as equipes que passarão à fase seguinte das eliminatórias. Vários destes confrontos serão jogados fora dos países envolvidos na disputa, já que vão reunir seleções de nações que sobrevivem a longos períodos de guerra. Por exemplo, nos dias 29 de junho e 3 de julho, o Afeganistão enfrenta a Palestina. O jogo de ida, com mando de campo dos afegãos, será no Tadjiquistão. Já a volta será em Al Ram, cidade palestina a nordeste de Jerusalém. Já o duelo entre Nepal e Timor Leste terá as duas partidas disputadas em Kathmandu, capital do Nepal. Também pela fase preliminar, o Paquistão vai enfrentar Bangladesh e mandará seu jogo em Lahore, a 300km da capital Islamabad e quase na fronteira com a Índia. Entre os outros jogos, estão Camboja x Laos, Sri Lanka x Filipinas, Mongólia x Mianmar, Vietnã x Macau e Malásia x Taiwan.
Avalie: 5 5

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias