Copa do Mundo de 2014 começa nesta quarta
A Copa do Mundo do Brasil começa oficialmente nesta quarta-feira. E o pior time do mundo participará de uma abertura cercada de curiosidades. Em Malabar, em Trinidad e Tobago, Montserrat e Belize abrem a fase preliminar das eliminatórias da Concacaf - que reúne as Américas Central e do Norte, além do Caribe. Será o primeiro dos 832 jogos que vão apontar os 31 países que, ao lado do Brasil, disputarão o Mundial de 2014. Como Montserrat sequer possui instalações adequadas para sediar uma partida de eliminatórias, o jogo será em Trinidad e Tobago, justamente um dos epicentros da recente crise na Fifa. Trata-se do país de Jack Warner, o vice-presidente da entidade que foi suspenso por acusações de corrupção.
Montserrat, localizada no Caribe e próxima a Antigua e Barbuda e a Guadalupe, é um dos seis países que dividem a última colocação no ranking da Fifa. A entidade tem 208 países-membros. Destes, 203 vão participar das eliminatórias já que Butão, Guam, Mauritânia e Brunei não se inscreveram e o Brasil é o país-sede.
A rigor, nem Montserrat nem Belize, que atualmente é o 172º do ranking da Fifa, tem qualquer pretensão de chegar à Copa de 2014. Montserrat, por exemplo, só venceu duas partidas desde que sua seleção passou a existir, em 1991. Em 2002, após uma derrota para o Butão, recebeu o título simbólico de pior time do mundo. Hoje, a ilha, que tem apenas 102 quilômetros quadrados, tem população estimada em pouco mais de 4 mil habitantes. Assolada por desastres naturais, enfrentou o maior deles em 1995, quando a erupção de um vulcão obrigou os então cerca de 11 mil habitantes da capital Plymouth a se refugiarem em outra ilhas do Caribe, Estados Unidos e até na Inglaterra. Entre os refugiados, estavam os jogadores. Formar uma seleção para competições oficiais já é um enorme desafio. Entrar em campo, uma vitória.
- Estou orgulhoso de jogar por meu país - disse ao site da Fifa o meia Clifford Joseph, comentando as dificuldades de uma equipe formada inteiramente por amadores.
Em Belize, alguns profissionais
O meia Kenny Dyer, de 46 anos, será o capitão e técnico do time. Na recente Copa do Caribe, Montserrat perdeu todos os seus jogos, não marcou nenhum gol e sofreu 16.
Já Belize tem como melhor resultado recente um empate com a Nicarágua na Copa Centro-Americana deste ano. Como Montserrat, nunca passou das fases preliminares das eliminatórias da Concacaf. Em uma coisa, no entanto, se diferencia do rival: tem em seu time alguns profissionais, que atuam em clubes de Honduras, espécie de eldorado para os atletas do país. O treinador do time é hondurenho e, ao contrário dos comandados, tem história para contar: José de la Paz dirigiu Honduras na Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Na ocasião, os hondurenhos protagonizaram uma grande zebra ao empatarem com os donos da casa em 1 a 1.
A partida será no estádio Ato Boldon, nome dado em homenagem ao velocista que é um dos maiores ídolos da história de Trinidad e Tobago. Ele foi campeão mundial e conquistou quatro medalhas olímpicas. O jogo de volta será em Belize, no dia 19 de junho.
Em junho e julho, serão disputadas as rodadas preliminares da Concacaf e da Ásia. Estes jogos vão definir as 180 seleções que participarão do sorteio dos grupos das eliminatórias, dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. Apenas as eliminatórias sul-americanas, disputadas em pontos corridos, não terão sorteio. Em março, o Comitê Executivo da Fifa divulgou a distribuição das vagas para o Mundial. A Europa terá 13 representantes e a África, cinco. Os demais continentes têm vagas fixas e outras por repescagem. Além do Brasil, já classificado por ser o país sede, a América do Sul e a Ásia, terão quatro vagas e um quinto país disputando a repescagem. A Concacaf terá três vagas e um quarto país na repescagem, enquanto a Oceania não classificará diretamente qualquer seleção e terá um representante na repescagem.
As marcas da guerra
A novidade para o Mundial de 2014, no Brasil, é a forma de definição dos confrontos da repescagem. Até a Copa da África do Sul era previamente determinado quais os continentes que se enfrentariam para definir os últimos lugares na fase final. Agora, os confrontos também serão sorteados. O sorteio vai acontecer durante uma entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, durante o encontro do Comitê Organizador no dia 29 de julho.
A fase preliminar das eliminatórias reúne confrontos curiosos entre algumas das seleções com pior ranking no planeta e sem qualquer esperança de chegar ao Mundial do Brasil. Pela Concacaf, outros quatro duelos em mata-mata abrirão a fase classificatória. Vão se enfrentar Anguila x República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas x Ilhas Virgens Americanas, Aruba x Santa Lúcia e Bahamas x Turcas e Caicos.
Na Ásia, 16 duelos em mata-mata vão selecionar as equipes que passarão à fase seguinte das eliminatórias. Vários destes confrontos serão jogados fora dos países envolvidos na disputa, já que vão reunir seleções de nações que sobrevivem a longos períodos de guerra. Por exemplo, nos dias 29 de junho e 3 de julho, o Afeganistão enfrenta a Palestina. O jogo de ida, com mando de campo dos afegãos, será no Tadjiquistão. Já a volta será em Al Ram, cidade palestina a nordeste de Jerusalém. Já o duelo entre Nepal e Timor Leste terá as duas partidas disputadas em Kathmandu, capital do Nepal. Também pela fase preliminar, o Paquistão vai enfrentar Bangladesh e mandará seu jogo em Lahore, a 300km da capital Islamabad e quase na fronteira com a Índia. Entre os outros jogos, estão Camboja x Laos, Sri Lanka x Filipinas, Mongólia x Mianmar, Vietnã x Macau e Malásia x Taiwan.
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio
Notícias
Ferraresi se destaca na zaga do São Paulo e encerra a temporada com números impressionantes
São Paulo reage e dificulta saída de Alisson, tentando manter a joia em meio a propostas tentadoras
Torcedores avaliam temporada de Alan Franco no São Paulo como "regular" e pedem mais empenho
São Paulo busca Vitinho, enquanto Botafogo almeja Ferraresi e Pablo Maia em troca
Copa do Brasil: vitória do Corinthians sobre o Vasco afasta São Paulo da Libertadores e empurra Botafogo para pré-temporada
São Paulo despenca da Libertadores enquanto Corinthians e Vasco avançam com garra e estratégia
São Paulo fica fora da Libertadores, enquanto Corinthians e Vasco garantem classificação histórica
Allan Barcellos se destaca no São Paulo e atrai sondagens de clube profissional, confirmam fontes
Despedida do Tricolor! Após 7 anos no São Paulo goleiro se despede ao final de 2025
Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
Craque de rival no São Paulo? Tricolor tenta contratação de idolo e craque de rival!
Troca de jogadores com Rival? São Paulo e Botafogo tentam fazer troca de jogadores envolvendo 6 craques
De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
Nova contratação milionária? São Paulo se prepara para fazer contratação definitiva de volante em 2026
Ex São Paulo na final do Mundial? Ex Joia do Tricolor se prepara para enfrentar o Flamengo na final do Mundial
Botafogo e São Paulo seguem na torcida por Cruzeiro e Fluminense na Copa do Brasil
Pedidos do São Paulo são tratados como deboche por dirigentes do Botafogo
Alan Franco oscila e sofre com instabilidade do São Paulo, que busca recuperação na temporada
São Paulo oficializa Marcos Biasotto no departamento profissional, em busca de nova estruturação
São Paulo parcela R$ 8,8 milhões em acordo nos bastidores com jogador Nikão, aliviando pressão financeira
Danielzinho, polivalente e com histórico de lesões, pode ser o próximo reforço do São Paulo
Alan Franco no São Paulo: torcedores se dividem sobre desempenho do zagueiro na temporada
Alan Franco revela instabilidade no São Paulo e oscilações preocupantes em campo
LIBERTADORES EM JOGO? São Paulo depende da Copa do Brasil e vê cenário virar drama
Botafogo e São Paulo intensificam contatos em negociação decisiva na busca por reforços
Torcedores do São Paulo avaliam temporada de Arboleda como "regular", em meio a expectativas e desafios
Polêmica no Morumbi? Luiz Gustavo pode trocar o São Paulo pelo rival Palmeiras - Veja números
São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
REFORÇO NO MEIO? São Paulo avança para fechar com Danielzinho após destaque no Brasileirão
Rivais em polvorosa: reação intensa à especulação sobre nova contratação do São Paulo