Andrés Sanchez e Juvenal se unem contra Marin e Del Nero
O futebol brasileiro vive uma guerra velada por poder.
Andrés Sanchez nega em público o interesse de ser presidente da CBF, mas nos bastidores faz campanha para assumir a função nas próximas eleições da entidade em 2014.
O opositor dele e candidato da situação é Marco Polo Del Nero, primeiro mandatário da Federação Paulista e dirigente brasileiro mais forte na Confederação Sul-Americana de Futebol, chamada de Conmebol.
José Maria Marin, desde quando assumiu a principal cartola de nosso futebol, prepara a candidatura de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF.
Muitos dirigentes de clubes falam que o Del Nero, hoje, já manda muito mais que Marin.
Juvenal Juvêncio, desafeto de Marco Polo Del Nero e responsável pela inédita punição do dirigente, depois de ele cogitar a possibilidade de o São Paulo ter benefícios da arbitragem em troca de ingressos para o show da Madonna, situação que nunca aconteceu, está ao lado de Andrés.
Ou, talvez, simplesmente contra Del Nero, tal qual pessoas próximas de Juvenal garantem.
Ele afirmou para elas que jamais apoiará a candidatura de Andrés.
Mesmo assim, quando o ex-presidente do Corinthians pediu ajuda de Juvenal para impedir que Marin substituísse Nicolas Leóz na Conmebol e Del Nero fosse colocado no lugar aonde Ricardo Teixeira ficou de 1989 até o ano passado, obteve o auxílio.
O são-paulino e o corintiano trabalham juntos, na mesma direção, mas por razões óbvias e recentes sempre desconfiam um do outro.
Outros cartolas dizem, nos bastidores, que Juvenal poderia, em troca do apoio, ser o próximo presidente da Federação Paulista de Futebol caso a parceria com Andrés vença a guerra ou não acabe antes.
A dúvida é se Juvenal, com mais de 80 anos, realmente deseja ser presidente da Federação Paulista.
Como já tomou outros dribles de Andrés Sanchez, precisa tomar cuidado, pois a CBF pode, de uma hora para outra, enfraquecer qualquer federação estadual e torná praticamente inútil.
Os torneios promovidos por tais entidades perdem interesse ano após ano.
O único pilar das federações estaduais é o poder do voto.
Os 27 presidentes delas e os 20 dos clubes da primeira divisão são os únicos que votam na eleição da CBF.
Andrés, se assumir o mais alto posto ‘cartolístico’ nacional, terá meios de sobra para agradar várias federações estaduais, isolar as que deseja e ainda assim continuar com o apoio necessário.
Marco Polo Del Nero e Marin não são ingênuos ou iniciantes no jogo político:
Alguns presidentes de clubes, como Alexandre Kalil, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro e Paulo Nobre, neste momento estão com eles.
O atleticano, por exemplo, foi com a dupla de donos do futebol brasileiro no jatinho particular da CBF à Assunção, na sede da Conmebol, quando Marin pretendia substituir Nicolas Leóz.
Naquele dia, conseguiu de Marin apoio para a escalação de árbitros estrangeiros nas oitavas-de-final da Libertadores contra o São Paulo.
E coincidentemente, seu time, que mostra o melhor futebol do país e noutras oportunidades levou azar no sopro e foi prejudicado, dessa vez não enfrentou problemas.
Tudo isso é que se chama do tal ‘jogo de bastidores’, personagem típico do futebol.
Desce criança ouço comentarem sobre o dito cujo.
Durante muito tempo desconfiei que era uma lenda do futebol, mas depois de Carlos Eugênio Simon, atualmente comentarista da Fox Sports no Brasil, falar bastante dele, parei de achar que se tratava de folclore.
Se um ex-árbitro que trabalhou em vários jogos da Libertadores e apitou Copa do Mundo comenta sobre “bastidor fraco” e ” bastidor fraco” quando são definidos, por exemplo, os sopradores dos jogos, não sou eu quem irá contrariá-lo.
Temos um exemplo bem conhecido dentro do Brasil.
Você conhece algum confronto antigo, com vários jogos ao longo da história, entre time grande e pequeno, no qual a agremiação menor foi mais beneficiada que prejudicada pela arbitragem?
Dirigentes de times brasileiros dizem, por exemplo, que Boca Juniors e River Plate são fortes nos bastidores da Conmebol.
Eu realmente não me lembro de arbitragens muito ruins contra eles em jogos da Libertadores neste século. Por outro lado, em alguns jogos tiveram bastante sorte no apito.
Se tudo isso não passar de uma grande coincidência e de lendas futebolísticas, eu lamento, pois o lobby, a política e os interesses econômicos não estão previstos nas regras do esporte e tampouco são capazes de beneficiá-lo.
[Blog do Vitor Birner/UOL>
- Comissão de Ética recomenda afastamento de importante conselheiro após desentendimento com Harry Massis
- Fora dos planos? Joia da base é cortada dos relacionados por Roger Machado
- VÍDEO: Apuramos tudo sobre Everton Cebolinha podendo chegar no São Paulo
- Comissão milionária em contrato com a Unimed gera suspeitas e abala diretoria do São Paulo
Notícias
VEM PRO TRICOLOR? Everton Cebolinha define o futuro da sua carreira
ADEUS! SPFC demite diretor após crise interna e impasse por patrocínio
Após mais de cinco anos Diretor de marketing do São Paulo deixa cargo! Entenda os motivos!
São Paulo solicita arquivamento de inquérito civil por suposta gestão temerária
NÃO VEM? São Paulo se pronuncia sobre rumores: Scarpa Fora dos Planos?
São Paulo sub-14 parte para o Japão em busca de título em Torneio Internacional
São Paulo tenta encerrar investigação no Ministério Público, mas apurações prosseguem
Comissão de Ética Recomenda Afastamento do Presidente do Conselho Deliberativo em São Paulo
Lucas Moura se destaca em treino e agita o São Paulo para próximos desafios
Lucas Moura avança em recuperação e pode reforçar São Paulo contra o Bahia! Confira a provável escalação!
Sem multa? São Paulo encara o Bahia com Cauly liberado para jogar!
Comissão de Ética recomenda afastamento de importante conselheiro após desentendimento com Harry Massis
Crise nos bastidores: São Paulo trava patrocínio da Unimed após descobrir intermediação milionária!
Crise interna: Comissão de Ética recomenda a suspensão do presidente do conselho tricolor
URGENTE: Olten Ayres, presidente do Conselho do São Paulo, pode ser expulso do clube
VÍDEO: Apuramos tudo sobre Everton Cebolinha podendo chegar no São Paulo
Fora dos planos? Joia da base é cortada dos relacionados por Roger Machado
Lucas Moura se aproxima do retorno aos gramados e anima torcida do São Paulo
REFORÇOS: Roger define 4 reforços e São Paulo já tem nomes na mira
VAI RENOVAR? São Paulo pode estender o contrato de Rafael Tolói após crescimento
Bobadilla se destaca como pilar de consistência e supera média do elenco no São Paulo
Slot Boost: Torne Cada Jogo Mais Empolgante
VOCÊ VIU? Sabino desenha escudo do São Paulo no cabelo e vira destaque em campo
Bobadilla supera má fase e se destaca no São Paulo
São Paulo quer contratar ex-Palmeiras e movimenta mercado
Comissão milionária em contrato com a Unimed gera suspeitas e abala diretoria do São Paulo
Vai sair? São Paulo ainda não sabe se renovará com Lucas Moura
São Paulo enfrenta o Bahia de Rogério Ceni; Confira o retrospecto contra o treinador!
São Paulo busca reviravolta em duelo decisivo contra o Cuiabá no Brasileiro Sub-20
EMPECILHOS PRA REFORÇO! São Paulo enfrenta exigência de R$ 75 milhões do Catar para liberar atacante