Ainda existem jogadores que atuam por amor aos seus clubes
O futebol é juntamente com o basquete e o golf um dos esportes mais rentáveis do mundo, mas nem do dinheiro vivem alguns jogadores. Contados de dedo, podemos listar alguns atletas que verdadeiramente defendem ou defenderam seus clubes por amor e não por dinheiro, o que acontece atualmente.
Em pesquisa realizada pelo Galáticos Online, iremos listar seis jogadores que declararam amor aos seus clubes e os defendem praticamente desde as divisões de base, tornando-se ídolos inesquecíveis de suas agremiações.
O primeiro da lista é o desconhecido Noel Baile. O irlandês defende seu clube de coração, o Linfield FC (Irlanda) desde o ano de 1986. Apesar dos 40 anos, o jogador ainda atua e já chegou a marca dos 1000 jogos com a camisa do seu time.
Depois aparece o galês Ryan Giggs. O canhoto de 37 anos defende o Manchester United desde o ano de 1991. Em sua trajetória pelo clube inglês, são 31 títulos.
Nossa listagem volta ao Milan dos anos 90. Impossível não falar de Paolo Maldini. O zagueiro defendeu o rubro-negro italiano durante seus 25 anos de carreira. De 1984 a 2009, o defensor honrou as camisas do time. Foram 902 jogos oficiais e 26 títulos.
Ainda na Europa, temos Alessandro Del Piero. O atacante da Juventus defende o alvi-negro desde 1993.
No futebol brasileiro encontramos dois jogadores que são sinônimos de amor aos seus clubes que defendem. Por coincidência, ambos são goleiros. Rogério Ceni, do São Paulo e Marcos, do Palmeiras.
Autor de 101 gols na carreira, Rogério Ceni é *atualmente o jogador do futebol brasileiro com mais tempo no mesmo clube. Desde 1991 que o goleiro defende o São Paulo. Entre seus feitos históricos estão a marca de mais de 700 jogos seguidos como capitão da mesma equipe e é o jogador com mais partidas disputadas pelo campeonato brasileiro.
Para finalizar vamos falar do goleiro Marcos, do Palmeiras. Chamado de “São-Marcos”, devido à algumas defesas consideradas milagrosas, o arqueiro defende o alvi-verde desde 1992. O ídolo do “porco” já anunciou para o final do ano sua aposentadoria.
Os jogadores brasileiros que mais vestiram as camisas do mesmo clube foram Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1114 oportunidades e Roberto Dinamite, que defendeu o clube 1065 vezes. O recorde é mundial, pois nenhum jogador do mundo conseguiu superar essas marcas.