Sub-20 e Projeto Cotia

Sub-20 e Projeto Cotia

AlanSoberano

Hoje pude assistir com calma o jogo dos garotos da base são-paulina. Sinceramente, não gostei nem um pouco do que vi. Achei o time muito lento, desorganizado e descompacto. Apesar de a estréia ter todo um nervosismo a mais, não acho que essa tenha sido a principal causa da má atuação.

Criei este tópico não apenas para analisar o jogo em si, mas para analisar toda a situação que, hoje, envolve o "Projeto Cotia".

Segundo nosso presidente, em cinco anos devemos ter entre sete ou oito titulares no time principal vindos das categorias de base. Pelo que eu vi hoje, se não surgirem verdadeiros craques, essa pretensão será dificilmente alcançada.

A meu ver, o São Paulo busca seguir o exemplo do Barcelona, a contratação de Renê Simões, homem para comandar toda a estrutura, expõe muito bem isso. O problema é que para que isso ocorra de fato, necessária é a criação de uma "cultura" nas categorias de base. Times vencedores não se fazem de só de craques, mas de arrumação e obediência tática. Se você tiver os dois, melhor ainda. A maior prova disso são os títulos de Once Caldas e do time da marginal sem número, que não contavam com nenhum craque propriamente dito.

Os garotos da base tricolor têm que subir ao profissional com essa inteligência tática, ou acabarão sendo encostados no time B, como muitos. Não existe uma receita para que esse projeto dê certo, o que existe são ideias e ideais a serem seguidos. Hoje a noite não vi nenhum dos dois.

O ideal deve ser claro, como hoje é no Barcelona. Lá se busca a posse de bola, marcação pressão, qualidade de passe e muita, mas muita, movimentação. No São Paulo não vejo nenhuma linha a ser seguida, o que é preocupante.

Muitos têm o pensamento de que o time principal do barcelona se transformou nessa máquina e por isso as categorias de base adotam o time principal como espelho. O que ocorreu, no entanto, foi exatamente o contrário, a categoria de base, a dita "geração de 87" foi a responsável por levar o time principal a ter a característica que hoje se vê.

Aqui deve ocorrer o mesmo, é na base que se constroem os alicerces. Toda essa fundação formada na base dará sustentação a um time principal que sabe exatamente o que fazer dentro de campo.

Essa análise pode ser prematura, aliás, espero que seja prematura, que o projeto realmente dê certo e que possamos ver, futuramente, um time com sua própria característica, que nos levará aos títulos tão desejados.

Enquanto isso não acontece, o que nos resta é torcer para o nosso tricolor e empurrá-lo na direção de seus objetivos.

Obrigado pela atenção e paciência de quem leu tudo.

Saudações Tricolores

Avalie esta notícia: 20 4
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo
- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net