Você realmente conhece a história dos uniformes do Tricolor?? Se não , entrem aqui e confira!!! - SPFC.Net
publicidade

Você realmente conhece a história dos uniformes do Tricolor?? Se não , entrem aqui e confira!!!

0 0 0 0
Achei muito bacana , tem vários uniformes que usamos ao longo desses anos ,o terceiro uniforme poderia ser inspirado em vários desses uniformes que já usamos, já que fazem parte da nossa história




Fonte:elienesaopaulina

Que o uniforme do São Paulo foi uma junção das vestimentas de seus dois times fundadores, todo mundo já sabe. O que talvez poucos saibam é que esse tipo de inspiração ou homenagem histórica não para por ai.

O Paulistano mesmo, rendeu outras três camisas à coleção Tricolor:



A segunda camisa do CAP - nessa foto a usada na excursão à Europa, em 1925 - foi revivida em um uniforme de treino nos anos 50 - nessa imagem trajava Canhoteiro.



Outra camisa de treino, desta vez, serviu -talvez- de base para um lançamento comemorativo, a camisa de Tricampeão da Libertadores. Me faltam imagens comprobatórias, mas diria que também é inspirada em alguma versão de camisa do CA Paulistano...



Quanto a esta não há dúvida. A intenção era clara, homenagear o Paulistano no ano de seu centenário, por isso este uniforme retrô, usado em um só tempo de um jogo de torneio amistoso em 2000 (SPFC 3 x 2 Avaí, Torneio Constantino Cury).

Mas o apego as homenagens históricas não se resume ao Paulistano. Há também o resgate a outros clubes, que fazem parte da vida Tricolor:



Como sabem, o Estudantes nasceu quando da extinção da primeira fase do clube, em 1935. Sua camisa -de acordo com o Almanaque do Futebol Paulista- pode ter inspirado a confecção de uma versão comemorativa, chamada Torcedor Vip Rbk, de 2006. Tão VIP que só foram feitas 200 dessa linha.



Tempos depois, o Estudantes se fundiu com o CA Paulista, resultando no CA Estudantes Paulista. Este, por sua vez, se uniu ao SPFC em 1938. Curiosamente, tempos depois*, o Tricolor passou a usar, às vezes, uma camisa igual ao extinto clube (e também idêntica a da Seleção Paulista)



Outro reavivamento - este aparentemente muito óbvio, arriscaria dizer até que oficial - foi este:




O Uniforme de torcedor, lançado em 2009, é de claras feições com um criado por Paulo Planet de Buarque, em 1966. Digo isto, pois, pela aparição da rara foto de 1966 no ano passado, na internet (No site "Que Fim Levou") e pelo lançamento da nova coleção pouco tempo depois...

Curiosamente, até o momento, não consta que o São Paulo tenha resgatado o outro lado de sua ascendência, a AA das Palmeiras, apesar de já ter vestido sua camisa em um jogo amistoso contra os Estados Unidos, em 1930:




E olha que existem outras boas opções, como esta abaixo e a esquerda:



Usada entre 1906 e 1909. Ao lado, o terceiro uniforme do Paulistano, totalmente vermelho, visto na excursão à Europa em 1925. Se restam resgates históricos ou homenagens a se fazer, são esses.




Camisa especial dos anos 40



O São Paulo já utilizou, em partidas oficiais, uma camisa listrada em branco e preto, com detalhes vermelhos, muito semelhante ao uniforme usado pela Seleção Estadual Paulista.

Como vimos em "Quando a bandeira do São Paulo desafiou o Brasil" e "O Mais Querido", o Tricolor à época era por demais identificado com o Estado de São Paulo - ainda mais quando os simbolos regionais foram queimados em praça pública pelo governo central.

Talvez como forma de agradecer tamanho apoio e incentivo da população o clube tenha adotado esse modelo, aceitando-se como representante do povo paulista. Por hora, sabe-se que essa camisa entrou em campo no início dos anos 40, contudo não possuo dados exatos (estimo o uso entre 1940 e 1944).

Cogita-se que essa camisa também possa ser uma homenagem ao Clube Atlético Estudantes Paulista, pois este clube, incorporado pelo SPFC em 1938, usava uniforme idêntico. Fato que corrobora essa tese é a mais antiga data de registro deste conjunto, uma partida São Paulo e Corinthians em 25 agosto de 1940, exatamente 2 anos depois da união São Paulo-Estudantes, a qual foi celebrada justamente no Majestoso em que o Tricolor venceu por 3 a 0 (25/08/1938).

Na 1ª foto, do jornal A Gazeta Esportiva, temos Anibal, o goleiro King e Iracino. Na segunda vemos o atacante Pardal. Na seguinte o jogador Bazzoni. Por fim, uma das mais antigas ilustrações desta camisa, exatamente do jogo contra o Corinthians, em 1940.

Uniforme negro da AA das Palmeiras



Não parece, mas é uma equipe do São Paulo. Em 1930 , com uniforme da AA das Palmeiras, sua finada mãe, antes de um jogo contra a seleção dos Estados Unidos.

Ao visto, o SPFC usava os antigos uniformes de seus ancestrais para treinos. Vê-se, na camisa do goleiro, que era uma foto do Tricolor mesmo.

Na fotos vemos: Em pé, Hugo (bandeirinha), Luizinho, Siriri, Nestor, Romeu, Fried, Abate, Bino e Ribeiro (massagista); agachados: Bartô, Clodô, Milton e Armandinho.

Aliás, vale lembrar uma curiosidade sobre o trio de arbitragem. Antigamente, árbitros e auxiliares eram filiados aos clubes, nao a federação. Muitos ex-jogadores, como Friedenreich, já apitaram partidas de equipes rivais (obviamente)...





Camisa em 1966

Confira um São Paulo diferente, com uma camisa criada pelo jornalista Paulo Planet Buarque, à epoca conselheiro Tricolor. Em pé: Osvaldo Cunha, Tenente, Bellini, Carlos Alberto Rodrigues, Fábio e Nenê. Agachados: Paraná, Prado, Babá, Fefeu e Adíber. Esse São Paulo goleou, no estádio do Morumbi, o Comercial de Ribeirão Preto por 3 a 0, no dia 4 de setembro de 1966, para o público de oito mil pessoas. Prado, com dois gols, e Paraná foram os responsáveis pelo placar. A partida foi válida pelo Paulistão daquele ano".


Mas é o São Paulo mesmo?
Sim, é.

Em três ocasiões o São Paulo não adentrou a campo com suas cores clássicas. Por descuido ou imprevisto, o time teve de jogar com o uniforme de outros clubes em duas partidas no exterior - afinal estava sem suas camisas listradas. A outra situação mencionada foi em uma homenagem ao segundo clube mais importante da capital.

24.08.1969 Troféo Colombino 1969
Huelva (Espanha) Estádio de Huelva
REAL MADRID Club de Fútbol (Espanha) 1 X 2 SÃO PAULO Futebol Clube (Brasil)
Picasso; Cláudio Deodato, Jurandir, Roberto Dias e Édson Cegonha (Tenente); Nenê e Benê; Miruca, Nelsinho, Babá (Téia) e Paraná.
Técnico: Diede Lameiro.
Gols: Nenê e Babá.
Não houve jogador do SPFC expulso nessa partida.
Renda: Desconhecida.
Público: 25.000.




(imagem meramente ilustrativa, provavelmente o SPFC usou somente a camisa azul).

O São Paulo sagrou-se com esse jogo campeão desse torneio. Por não possuir o uniforme tricolor listrado, o SPFC foi obrigado a jogar essa partida com a camisa azul do Recreativo de Huelva (Espanha), time promotor da competição.



22.03.1978 Taça Libertadores da América 1978
Santiago (Chile) Estádio Nacional
Club Deportivo PALESTINO (Chile) 0 X 1 SÃO PAULO Futebol Clube (Brasil)
Waldir Peres; Getúlio, Estevam, Bezerra e Antenor; Chicão, Darío Pereyra e Neca (Teodoro); Edu Bala, Mirandinha (Viana) e Zé Sérgio.
Técnico: Rubens Minelli.
Gol: Darío Pereyra.
César Humberto Pagano (Peru)
Não houve jogador do SPFC expulso nessa partida.
Renda: 2.115.645,00 pesos.
Público: 31.766.




(imagem meramente ilustrativa, provavelmente o SPFC usou somente a camisa vermelha).


O SPFC jogou essa partida vestindo a camisa vermelha do Unión Española por, novamente, não possuir na ocasião o uniforme reserva tricolor.

15.01.2000 Torneio Internacional Constantino Cury 2000
São Paulo (Brasil) Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi.
SÃO PAULO Futebol Clube (Brasil) 3 X 2 AVAÍ Futebol Clube (Brasil)
ROGÉRIO CENI; LUÍS PAULO (CARLOS MIGUEL), PAULÃO (ROGÉRIO PINHEIRO), WILSON e RICARDINHO; EDMÍLSON, VÁGNER (ALEXANDRE), RAÍ (SOUZA) e MARCELINHO PARAÍBA; EVAIR (JACQUES) e FRANÇA.
Técnico: Levir Culpi.
Gols: Marcelinho Paraíba, Raí e Wilson.
Árbitros: Olten Ayres de Abreu (1º Tempo) e Romildo Correia (2º Tempo).
Não houve jogador do SPFC expulso nessa partida.
Renda: Desconhecida.
Público: Desconhecido.



(ilustração fiel do uniforme utilizado).

O São Paulo atuou durante o primeiro tempo dessa partida com a camisa do Clube Atlético Paulistano, que em 2000 comemorou 100 anos de existência, sendo ele também um dos clubes que deram origem ao SPFC.

Curiosamente o Tricolor se saiu vitorioso nas três ocasiões.
Outros Uniformes
... usados oficialmente.

O primeiro uniforme utilizava meias pretas (até a canela) e brancas (resto) até 1944. Somente após essa data adotamos o uso de meias brancas. *Desculpe, sem imagem desse conjunto no momento.




O segundo uniforme, até 1996, sempre fora utilizado preferencialmente com calção branco. Ainda em 1996 e até meados de 1997 a segunda combinação, com calção e meias vermelhas marcou presença. Após esta data foram oficializadas o calção e as meias pretas.




E acima os seis (até o momento conhecidos) uniformes diferentes dos tradicionais utilizados ao longo de sua história.

O primeiro é de 1930, utilizado em partida amistosa contra os Estados Unidos - então uma das 4 melhores seleções da Primeira Copa do Mundo.

O segundo é de 1940 (usado, no mínimo, de 1940 a 1944), possivelmente simbolizava uma homenagem ao Estado de São Paulo, que utilizava camisa similar, ou mesmo ao Estudantes Paulista, que se unira ao SPFC anos antes (1938). O terceiro é de 1966, desenhado por Planet Buarque e entrou em campo em alguns jogos do Campeonato Paulista.

O terceiro e o quarto somente foram vistos em poucos amistosos, em 1984 (contra o Roma) e 1985, respectivamente.

O último foi usado, só no primeiro tempo de um jogo, em um torneio amistoso no ano 2000 em comemoração aos 100 anos do CA Paulistano.









Avalie: 61 9

Comentários (19)

24/05/2015 23:27:05 Berlusconi_fodão

O São Paulo tem uma herança histórica incrível, o São Paulo assim como seu "pai" o Club Athletico Paulistano é time multi campeão e com experiência internacional, isso mesmo! Pra quem não sabe o Paulistano em 1925 disputou 11 partidas na Europa e perdeu apenas uma, fato realmente memorável. O espirito vencedor e a fome por títulos está no sangue do São Paulo desde seu nascimento. Já da AA das Palemeiras o São Paulo herdou a fama de time elitista pelo fato de que na AA das Palmeiras só jogava doutorandos, engenheiros e baobs: foi mal, mais eu não aguentei kkkkkkkkkkkkkkk fui pesquisar sobre AA das Palmeiras e quando lí isso tive que fazer piada kkkkkkkkkk)

24/05/2015 23:26:03 TgoTricolor

Parabéns pelo tópico.

Infelizmente existem uns com má vontade ou simplesmente preguiça de ler e acabam negativando.

24/05/2015 22:24:05 DomBaruque

Parabéns !

24/05/2015 22:11:55 BoiBanidoSPFC

Parabéns pelo post, é uma pena que existam alguns boçais que não respeitam a história do próprio clube falando merdas sobre os nossos uniformes.

24/05/2015 21:59:17 rodneto

Ja tinha lido a respeito ha muito tempo, nem lembro onde, mas o topico é brilhante, parabens e obrigado.

Obs - Ha varios exemplos de desenho para uma 3a camisa, sem sair da tradiçao. Se nao estiverem trabalhando nisso, estao comendo bola.

24/05/2015 21:49:34 HeavyMetal

e muito tonto fica com besteira de lançar um terceiro uniforme, achando que o SPFC só teve até hoje os dois modelos de camisa que são usados hoje em dia e que se lançar outra que acaba a tradição.... acho que isso só mostra que ninguem praticamente conhece a história do clube.

03/08/2012 09:58:27 Jugger_Guns

Porra, tópico foda!!
Parabéns!

03/08/2012 09:41:59 kilha

Muito interessante...

Valeu pelas informações!

Parabéns!

03/08/2012 09:30:46 AryzinhaTricolor

Parabéns pelo Post!Ótimo mostrar a história do nosso clube e sempre aprender um pouquinho mais.

03/08/2012 09:22:27 NOTIGHAM

Ótimo post, realmente conhecer a história do clube que ama, credencia o torcedor a rebater críticas e falsas informações dos torcedores de outros times.
Exemplo: dia desses um traveco postou no Face que o Tricolor havia falido 3 vezes e o time dele ajudou a levantar o São Paulo.
Eu apenas disse que ele não conhecia nada da história do futebol.
Perguntei a ele se sabia quem era o maior vencedor de campeonatos paulistas, ele disse a verdade que era os gambás, aí eu sugeri que incluisse os títulos do Paulistano , São Paulo da Floresta e da AA Palmeiras que ele afirmou que faliram.
Total de títulos paulistas iria ultrapassar 40 campeonatos.
Então ele ficou quieto e não quis prosseguir no debate.
Total de títulos

02/08/2012 20:32:45 Jowes

Antes de mais nada, parabéns pelo post, é uma pena que uma história tão rica seja tão mal explorada.

Particularmente sou contra um terceiro uniforme de jogo. Mas só de jogo.

Entendo que é muito importante que haja variadas opções de camisas do SPFC, melhor ainda se forem baseadas nos primórdios do clube. Mais do que isso, sou a favor que essas peças sejam popularizadas, ou seja, tenham um valor mais acessível ao torcedor que, assim como a média nacional, não tem condições de comprar 5 ou 6 camisas, à mais de 150 reais cada, anualmente.

02/08/2012 19:54:35 Alec_SPFC

mto bom!!

é a história do Soberano...

02/08/2012 19:54:33 Lorenzetti_11

o uniforme que o são paulo usou contra o bahia ficou muito bom

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Últimas Notícias

17/1/2019
16/1/2019