publicidade

Prefeitura de SP dará o golpe: bancará ampliação do TRAVECÃO

A Fifa já aprovou a ampliação provisória do futuro estádio do Corinthians visando a abertura da Copa de 2014. Falta definir quem pagará a conta. E a prefeitura de São Paulo estuda arcar com os gastos.

Na administração municipal, a operação é vista como um investimento para a cidade. E não como um aporte de verba num bem privado. Isso porque a abertura geraria mais receitas para São Paulo. Ao mesmo tempo, a arquibancada provisória seria retirada depois da Copa.

A prefeitura ainda não sabe quanto gastaria. Mas, se assumir a responsabilidade terá também que cuidar da estrutura na área provisória. Serão necessários banheiros e lanchonetes temporários. Estudos sobre as opções de arquibancadas disponíveis no mercado estão sendo feitos pela prefeitura.

Para atender à Fifa, a estrutura não pode ser tubular. Deve ser usado um modelo metálico. Outra exigência é que seja imperceptível a diferença entre a área temporária e a definitiva.

Uma estrutura provisória também foi sugerida pelo São Paulo para transformar o Morumbi em abertura da Copa. Ela levaria o anel intermediário do estádio até perto do gramado. A área inferior, repleta de camarotes, seria anulada durante a Copa.

Na ocasião, porém, a Fifa não aprovou a solução. Alegou que teve experiências negativas com esse tipo de estrutura. Mas na Cidade do Cabo, na Copa da África, uma arquibancada removível foi usada sem problemas. A federação elogiou a iniciativa corintiana. Disse ser melhor do que construir uma arena maior do que o necessário para atender à demanda da cidade.

fonte: Blog do Ricardo Perrone, Uol

COMENTÁRIO:

Como se imaginava, o golpe com o dinheiro público era iminente. Há tempos se falava que o projeto do estádio corintiano ainda não estava equacionado financeiramente. Rosemberg, entretanto, sustentava que já estava tudo certo, graças à utilização dos CID´s (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento).

Contudo, se a Prefeitura está disposta a encarar a opinião público e bancar a ampliação do estádio, é por que não tem nada resolvido…

A lorota de que ‘é tudo pelo interesse da cidade’ era previsível. Mais cedo ou mais tarde utilizariam essa conversa para justificar todo tipo de tramóia com o dinheiro público.

O fato da arquibancada ser removida após o torneio não descaracteriza o absurdo de se investir dinheiro do povo em uma propriedade 100% privada.

E vejam que curioso: como bem disse Perrone, a FIFA reprovou a adoção de arquibancadas provisórias pelo Morumbi, medida considerada inaceitável para estádio de abertura da Copa:

“A Fifa reprovou o fato de que o São Paulo projetou arquibancadas móveis para o Morumbi durante a Copa de 2014. Mandou avisar o comitê local que não há chance de o estádio da abertura ter arquibancadas provisórias, não importa de qual material sejam feitas.” (lancenet!)

Lamentável que as regras do jogo sejam modificadas durante a partida. Por isso que insisto em dizer que não é demérito algum perder um jogo em que as cartas já estão marcadas. O São Paulo propôs arquibancadas móveis no mesmo modelo agora aceito pela Fifa, que se integrariam visualmente com o restante do estádio, mas não foi aprovado, o que encareceu o custo da obra.

O mais importante aqui não é a politicagem do COL/FIFA, questão que já é de conhecimento público. A grande questão é o DINHEIRO PÚBLICO NO ITAQUERÃO. Benefícios fiscais e juros subsidiados do BNDES são válidos.

O que não pode, sob hipótese alguma, é ter DINHEIRO PÚBLICO A FUNDO PERDIDO no estádio corintiano. Mas é isso que Kassab e Andres Sanches querem.

Não é a toa que o presidente corintiano chegou a dizer que “tem que acabar com isso de que estádio (privado) não pode ter dinheiro do governo“.

Agora, cabe ao Ministério Público não permitir essa farra. A máxima do Princípio da Moralidade, consagrado na Constituição Federal, e que rege a Administração Pública é que ‘os fins não justificam os meios’.

Se o governo paulista quer a abertura da Copa, que leve adiante o projeto de reforma do Pacaembu, que pertence ao Município. Se não for possível, paciência, que deixe a abertura da Copa para outra cidade. Para não perder receitas, pode muito bem ter dois estádios na Copa (Itaquerão e Arena Palestra), para jogos menores. Uma coisa é certa: não falta…

FONTE: http://blogdonavarro.com/2011/05/03/prefeitura-de-sp-bancara-ampliacao-do-itaquerao-cade-o-ministerio-publico/
Avalie: 4 3

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias