Juan, Estêvão e o problema da base do São Paulo
Tópico para suscitar o debate mesmo, já que não tem jogo este final de semana.
Que a base do São Paulo vive uma crise, ninguém duvida. Mas quero levantar alguns pontos aqui e deixar para discussão. O Estêvão (que se jogou 5 partidas no time de cima, foi muito) acaba de ser vendido por 65 milhões de euros e ainda vai jogar um ano aqui. Algo está muito errado. Se não for rapidamente corrigido, depois será irreversível. Como competir com clubes que arrecadam 500 milhões por ano com venda de atletas, como Palmeiras e Flamengo?
1-O São Paulo lança muito tarde seus garotos. Hoje, para você fazer uma grande venda, precisa ser com 18 anos no máximo. Os atletas do clube chegam a esperar até os 20 anos para serem promovidos, sob a desculpa esfarrapada de "não queimar jogador". O Rodriguinho já tem 20 anos! O fato é que, hoje, o clube não queima nem lança, ou lança muito pouco em relação ao que gasta na base. Quando vende (como o Newerton), vende sem vitrine, ou seja, vende sem o menino jogar no profissional, o que faz seu preço ser muito reduzido. Os 2 Ryans da base, Henrique, William, pedem passagem, mas não têm qualquer perspectiva de subir este ano ou de aparecer mais (caso do William Gomes). O Caio Matheus foi praticamente descartado. Curiosamente, todos homens de frente (observar o item 2).
2-O São Paulo só revela homens de defesa (volantes e zagueiros, basicamente): Beraldo, Pablo, Morato, Luizão, Militão, Tuta... Algo está errado: por que tantos volantes e zagueiros sobem com sucesso enquanto atacantes e meias defensivos definham? Isso não pode ser apenas coincidência. Na hora da peneira, há preferência por garotos de defesa? Por que Palmeiras, Flamengo e Atléiico-MG, por ex., revelam tantos atacantes? Até as galinhas revelam mais homens de frente do que nós (Wesley). Repito: não acredito que seja mero acaso.
3-Como uma base promove e aposta num atleta como Juan, que praticamente não tem nenhum fundamento de atacante (não sabe chutar, não sabe cabecear, não sabe cruzar, tem tempo de bola ruim) e deixa escapar um Endrick? O que está errado no processo que determina esse tipo de escolha?
editado por DoutorTricológica
editado por DoutorTricológica
- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
Tem torcedor defendendo e achando que o Juan ainda irá render alguma coisa no ataque, depois de 3 anos no profissional. Diz muito sobre o que se espera da base do SP. Estamos lascados.
Galera falando que os dois não tem nada dms. Não vejo assim, Estêvão é diferente sim, Endrick tbm, o negócio é a idade, 17 anos é um adolescente, só de os caras jogarem no profissional sem nem ter 18 já mostra o potencial. Clubismo tá cegando um pouco vcs, europeu quer comprar mt novo e com mt potencial, coisa que n tem no SP, nossas maiores promessas já tão com 22+.
Sai pra la pepa pik
Na verdade times vencedores vendem mais e mais caros. Isso por que se o cara entra num time que ganha títulos e ajuda nas conquistas ele logo tem seu nome muito mais ventilado. Fora a mídia que tenta fabricar craques, e para alguns jornalistas Endrik parece Deus. Jogador bom, mas craque tá muito longe de ser. Já esse Estevão não vi absolutamente nada demais nele, pura invenção midiátrica.
A diferença efetiva entre o São Paulo vs Palmeiras e Flamengo seria grana, como o São Paulo é um clube endividado perde o timing do negócio, não consegue segurar o atleta para valoriza-lo e nem lançar o atleta já com valor agregado no mercado, pelo mesmo motivo de estar endividado!
vale aquela máxima "quem tem dinheiro faz dinheiro"
O São Paulo na verdade revelou muito mais atletas do que Flamengo e Palmeiras, inclusive atacantes..
A grande questão seria a questão financeira do São Paulo que não permite efetuar negócios melhores!
E claro como Palmeiras e Flamengo tem dinheiro, vão se tornando referência de negócios ( lucrativos).
Cara a base do palmeiras compra jogadores de outros clubes, são olheiros muito bons, Endrick foi um caso, Estevão outro caso, diferente de formar o atleta, tudo bem que o endrick foi novo para lá, mas estava aqui, estevão estava no cruzeiro.. então é complicado falar, mas o fato é que lá tem um planejamento de compra de atletas juvenis, que quando fazem 16/17 anos tem oportunidade em um time organizado e na hora de vender, clubes europeus pagam caro, pois os caras tem a crefisa que banca, ou seja grana não é um problema.
Beraldo se fosse do palmeiras teria sido vendido por muito mais, mesmo sendo zagueiro, isso porque a barganha é diferente quando a casa está em ordem.
O SP precisa investir mais nesse tipo de profissional, trazer atletas juvenis de outros clubes para cá, isso já é uma realidade no futebol, inclusive fazer isso no mercado sul-americano / africanos aonde se tem maior poder de compra, Mbappe veio de camarões, olha quantos jogadores Argentinos estão em alto nivel na europa, e quantos na ultima decada se consolidaram no continente europeu.
Talvez esperam de mais os atletas virem até o SP, está na hora do SP ir atrás desses atletas, garimpar escolinhas de futebol pelo Brasil e sul-america, olhar jogos de base de outros clubes, e quando tiver oportunidade trazer esses atletas.
2 q tava na base do são Paulo g jesus e Hendrick k
Agora vc está chorando por q o Palmeiras vendeu 2 jogador k
Nossa base estragou desde quando o Alex foi pra lá , o maior erro q o são Paulo já fez , a única coisa que prestava e o Alex tirou a alegria dos meninos com regras absurdas e fora do normal de nossa base
São Paulo vendeu o Marquinhos Cipriano cedo. O São Paulo vendeu o Lucas cedo. São Paulo vendeu David Neres e Luiz Araújo cedo. Na época todos atirando Lucas, que na época foi grande valor). Isto é relativo..na verdade o Palmeiras tem empresários bons e consegue vender por esses valores absurdos.
Notícias
Áudio controverso e escândalo no Morumbi: Diretora do São Paulo rebate acusações e gera crise política
Avaliação da temporada: Sabino brilha no São Paulo e busca reconhecimento no elenco principal
Cuiabá processa São Paulo, cobra R$ 1 milhão por promessa não cumprida de Gustavo Santana
Sabino se destaca e encerra 2025 em alta, deixando expectativa pela próxima temporada no São Paulo
Torcedores avaliam temporada de Ferraresi no São Paulo como "regular", mas esperam mais do zagueiro
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela de jogos rodada a rodada do seu time!
São Paulo e Flamengo abrem o Brasileirão em duelo emocionante; tabela da CBF é divulgada!
Crise política à vista: Alicia e Milly debatem impasse entre SPFC e Corinthians nos bastidores
São Paulo abre sindicância para apurar polêmico "Camarote do Morumbi" e pressionar responsáveis
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL, Flamengo é segundo e 10 brasileiros chegam ao top 30
Fora da Libertadores? São Paulo fica de fora da Libertadores 2026 apóseliminação de rivais na Copa do Brasil
São Paulo vive turbulência: oposição articula afastamento de Julio Casares após escândalo no Morumbi
Destaques do São Paulo em 2025: jogadores reagem e se destacam em vitória decisiva no Brasileiro
Pode cair? Comentarista alerta de escândalo de desvio de ingressos pode derrubar Casares da presidência
Camarote polêmico: Diretor do São Paulo desafia denúncias e nega qualquer envolvimento
Diretor de base do São Paulo contesta acusações de venda irregular de ingressos, diz não ter envolvimento
Se defenderam? Diretor e ex-esposa de Casares se posicionam após escândalo de desvio de ingressos vir a tona
Futebol turco em alta: clubes disputam contratação de Ferreirinha, do São Paulo, nos bastidores
Mara Casares reage à polêmica de venda irregular de ingressos e promete apuração rigorosa no São Paulo
Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos
Vai ficar? Artilheiro nega proposta do Boca Junior e deve ficar no São Paulo
Concorrencia de rival? São Paulo tenta contratação de craque argentino mas enfrenta concorrência pesada
Casares afastados? Conselheiros se articulam e pedem afastamento de atual presidente do São Paulo
Joia de saída? Rival se interessa e jogador do São Paulo pode estar de saída
Ingressos sob tensão: São Paulo enfrenta polêmica com Douglas Schwartzmann e Mara Casares nos bastidores
Conselheiros desafiam Julio Casares e pedem seu afastamento após escândalo com ingressos no São Paulo
Escândalo no São Paulo? Ex esposa de Casares é envolvida em escândalo de venda ilegal de ingressos no Morumbi
Conselheiros do São Paulo pedem afastamento de Julio Casares, tensionando clima no clube
VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
Impasses nos bastidores: São Paulo e Botafogo complicam troca de Joaquín Correa por salário de R$ 1 milhão