Campeonatos geridos por ligas de clubes são exemplo

Criação de liga para gerir o Campeonato Brasileiro é uma das propostas do LANCENET! para ajudar o nosso futebol

Fonte Lancenet
Campeonato Inglês, hoje o mais valioso do mundo, passou a ser gerido por liga em 1992 (Foto: Darren Staples/Reuters)
A criação de uma liga de clubes, uma das propostas apresentadas nesta quarta-feira pelo LANCENET! como parte de uma agenda para discutir o futuro do futebol brasileiro, pode impulsionar o mercado da bola no país. Prova disso é que as competições organizadas pelos próprios participantes - e não pelas confederações - possuem resultados econômicos muito superiores.
Estudo publicado pela Pluri Consultoria em novembro passado apontou que o Brasileirão é apenas o sexto campeonato nacional mais valioso do mundo. Os cinco à sua frente são realizados por ligas de clubes, enquanto o nosso fica a cargo da CBF.
Segundo o estudo, o Campeonato Inglês, o mais valioso do mundo, tem valor de mercado estimado em 3,4 bilhões de euros (R$ 8,1 bilhões) - o Brasileiro está avaliado em R$ 2,3 bilhões. Há 20 anos, porém, seria impossível imaginar o cenário.
Em fevereiro de 1992, os clubes ingleses fundaram a Premier League, entidade independente da federação local que ficaria responsável, a partir de então, pela organização da Primeira Divisão nacional. A iniciativa mudou por completo o futebol local.
Enquanto a federação passou a cuidar das seleções e de torneios menores, a liga se dedicou exclusivamente ao Inglês. Deu certo: os direitos de TV passaram a render fortunas aos clubes, novos contratos comerciais foram firmados e patrocinadores se multiplicaram.
A mudança impulsionou as receitas dos clubes e permitiu que trilhassem o mesmo caminho: o da profissionalização.

Estudo da Pluri Consultoria divulgado em novembro de 2011
Avalie esta notícia: 9 6
VEJA TAMBÉM
- São Paulo enfrenta o Boston River na Sul-Americana; Saiba onde assistir!
- BOMBA: São Paulo pode trocar Arboleda por volante do Internacional
- São Paulo perde Calleri, que passa por protocolo de concussão, na estreia da Sul-Americana
- FOI EMBORA: Arboleda não se apresenta, pede para sair e gera crise no São Paulo
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba quem se destacou no atropelo do São Paulo sobre o Cruzeiro hoje!!



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Sudamericana

Ter - 21:30 - Estadio Centenario -
Boston River
Boston River
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net