Adhemar Ferreira da Silva é indicado ao Hall da Fama do Atletismo

Saltador bicampeão olímpico e recordista mundial defendeu as cores do Tricolor na décadas de 1940 e 1950

Fonte Site Oficial

Por Arquivo Histórico do São Paulo FC
A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) divulgou nesta quinta-feira (08) os primeiros atletas a integrarem o Hall da Fama da modalidade, criado como parte das celebrações do centenário da entidade. Entre nomes importantíssimos do Esporte, encontra-se Adhemar Ferreira da Silva, que competiu pelo Tricolor nas décadas de 1940 e 1950.
Adhemar tem a companhia dos lendários Carl Lewis e Jesse Owens, Fanny Blankers-Koen, Abebe Bikila, Paavo Nurmi, Emil Zatopek, Al Oerter, Ed Moses, Betty Cuthbert, Jackie Joyner-Kersee e Wang Junxia.
Com o São Paulo, Adhemar foi recordista mundial (1952 e 1955) e olímpico (1952). São esses feitos que colocaram as duas estrelas douradas na camisa são-paulina. Além disso, foi inúmeras vezes campeão e recordista sulamericano, panamericano, brasileiro e paulista, e o primeiro homem e superar a marca dos 16 metros.
Os atletas escolhidos precisam estar aposentados há pelo menos dez anos, ter ao menos duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos ou Mundiais de Atletismo, além de ter quebrado, no mínimo, o recorde mundial uma vez.
Adhemar Ferreira da Silva
Em 2 de dezembro de 1950 igualou o recorde mundial do japonês Naoto Tajima (16 metros). Depois o superou por quatro vezes em um mesmo dia, 23 de julho de 1952, nas Olimpíadas de Helsinque. Em suas quatro tentativas, quatro recordes, saltando 16,04m, 16,09m, 16,12m e finalmente 16,22 metros.
Em 1955, nos Jogos Panamericanos da Cidade do México, novamente bateu o recorde mundial ao atingir a marca de 16,56 metros. Já no Vasco da Gama, em 1956, conquistou novamente uma medalha de ouro nas Olimpíadas, agora saltando 16,35 metros.
Nascimento: São Paulo, 29 de setembro de 1927
Falecimento: São Paulo, 12 de janeiro de 2001
Avalie esta notícia: 8 5
VEJA TAMBÉM
- EXCLUSIVO: Domingos Duarte melou e São Paulo já tem 2 alvos na mira
- VAI VIR? São Paulo define o futuro sobre a contratação de zagueiro europeu
- DE SAÍDA? Arquirrival demonstra interesse por Arboleda
- TRÊS NEGÓCIOS! SÃO PAULO ENCAMINHA REFORÇO, LUCAS MOURA POR MAIS UM ANO E HINESTROZA VEM?
- VALOR DEFINIDO! Saiba por quanto o São Paulo deve vender Arboleda


URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo

Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net