Um dos principais reforços do São Paulo para o último Campeonato Brasileiro, o volante Denílson não se firmou, sofreu com muitos cartões e terminou 2011 entre os reservas. Campeão mundial em 2005 e cedido por empréstimo pelo Arsenal até 21 de julho, ele tem a missão de tentar evitar o mesmo destino de outros ex-campeões que voltaram ao Morumbi.
Em sua fase sem títulos que já se arrasta por três temporadas, o São Paulo apostou em Cicinho, Ilsinho, Alex Silva e Marcelinho Paraíba, todos com histórias marcantes em suas primeiras passagens pelo clube. Nenhum se firmou e teve destaque, algo que Denílson pretende evitar em 2012.
"Sei que estou em débito. Fiquei cinco anos fora do país e há uma diferença grande de jogo, na pegada, e acabei sofrendo com essa situação toda", define Denílson. Com a lesão de Fabrício, ainda com problemas no calcanhar, ele é favorito para iniciar 2012 como titular ao lado de Wellington. Mas precisará evitar as suspensões: foram três vermelhos em 16 jogos pelo São Paulo.
"Preciso continuar fazendo o que vinha fazendo nas últimas quatro ou cinco partidas, em que só tomei um amarelo. É fazer o meu trabalho e jogar, sem me preocupar com cartão. Estou muito motivado", declarou o volante, que ainda tem Casemiro, Rodrigo Caio, Juninho e Cléber Santana como concorrentes. "Vai ser uma disputa muito sadia, muito boa".
Ao contrário dos que voltaram e não brilharam, Denílson tem objetivos otimistas para 2012. "Meu foco é na pré-temporada e em ajudar oSão Paulo a conquistar títulos. Aí sim poder sair bem, com toda a alegria, para voltar para a Europa".