Luis Fabiano chuta. Erra, ouve cobranças e tem de pagar o erro com exercícios. Malandro, não cumpre todos, tira gargalhadas dos companheiros e continua a treinar.
Emerson Leão quer despertar o artilheiro, sabe que precisa dele. No ano passado, o técnico havia dito que só no Paulista seu camisa 9 voltaria a ser o Fabuloso, famoso na Europa e referência da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo. Para isso, são frequentes as alfinetadas.
Na entrevista de terça-feira, Leão foi questionado sobre o desempenho de Fabuloso na pré-temporada e a expectativa para vê-lo no estadual. E respondeu com uma história curiosa entre eles, que aconteceu pela manhã.
Em 2011, Leão reclamou quando o atacante fez um gol e quase tirou a camisa na comemoração, e o criticou publicamente por ter ficado suspenso no jogo decisivo contra o Atlético-PR. Luis não tinha como retrucar.
Agora, faz de tudo para provar ao chefe que está de volta, mesmo. Na pré-temporada em Cotia, é um dos mais bem humorados. Canta, tenta escapar das “prendas” de Leão, mas se empenha ao máximo para fazer gols e melhorar seu desempenho.
– Ele voltou acima das nossas expectativas. Está extremamente contente, bastante entusiasmado e sempre cantando muito. Não se queixou de nenhuma dor – revelou o fisioterapeuta Luiz Rosan, que o conhece ainda da primeira passagem pelo clube, da Seleção e acompanhou todo processo de recuperação da lesão em 2011 (após assinar contrato por quatro anos, em março, Luis Fabiano adiou por sete meses sua estreia devido a uma lesão no ligamento semitendinoso, próximo ao joelho direito).
O fato de poder fazer a pré-temporada completa ao lado dos parceiros, o que não ocorreu nos anos anteriores (leia mais abaixo) também deixa o jogador animado.
Por fim, as metas são ambiciosas. Além do segundo título pelo clube (ganhou só o Rio-São Paulo de 2001), o incentivo pessoal de se tornar o principal artilheiro da história tricolor. Com 125 gols, faltam 117 para alcançar os 242 de Serginho Chulapa.

No ano passado, em 12 jogos, balançou a rede sete vezes. Número bem razoável, que pode se tornar ainda maior com boa forma física.
– É o homem-gol – admitiu Leão.
Cabe agora ao Fabuloso fazer com que o comandante pare de morder e apenas assopre. E reconheça também que, definitivamente, ele voltou. Leão está sempre de olho...
Pré-temporada é aliada
Depois de três anos sem pré-temporada, enfim Luis Fabiano conseguiu ganhar tempo para se condicionar fisicamente e atuar durante todo ano. Nos dois últimos, esteve com a Seleção Brasileira.
Ainda pelo Sevilla (ESP), quando a preparação acontece no meio do ano, perdeu ao disputar a Copa das Confederações, em 2009, e a Copa do Mundo, em 2010. Ano passado, chegou ao São Paulo depois da pré-temporada, que aconteceu em janeiro. O jogador teve de se condicionar durante o ano e conviveu com lesão próxima ao joelho.
Na primeira passagem pelo Tricolor, Fabuloso se preparou antes das competições. Em 2004, por exemplo, marcou dez gols nos dez primeiros compromissos. Com média de uma rede balançada por jogo, mostrou bom desempenho no início. Agora, o atacante poderá, novamente, iniciar uma temporada bem fisicamente.