
Sérgio Castro/AE
No próximo dia 29/11 completam-se 3 anos sem o inesquecível Presidente Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa.
Na sua administração, o São Paulo conquistou os títulos do
Campeonato Paulista,
da Libertadores e o
tricampeonato no Mundial Interclubes, todos em 2005.
Foi também em sua administração que o São Paulo fez um saneamento em suas finanças, construiu o Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, e o Reffis — "referência mundial na medicina esportiva de reabilitação e fisioterapia".

Ele foi ainda o responsável pela modernização da área social do clube. Entre as contratações do clube no período, destaca-se o uruguaio Diego Lugano, aposta do então presidente que era um desconhecido quando foi contratado, em 2003, e deixou o clube como ídolo.
Morreu em 29 de novembro de 2008, de complicações após uma cirurgia de ponte de safena. Ele tinha sido internado em 29 de outubro, para exames de rotina. Em todas as partidas da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro seria respeitado um minuto de silêncio em sua homenagem.
Além disso, os jogadores do São Paulo atuaram contra o Fluminense com uma tarja preta no braço. O São Paulo conquistaria o título no domingo seguinte, ao vencer o Goiás, e o capitão Rogério Ceni dedicou a conquista ao falecido dirigente:
"Seria muito injusto que ele visse o título daqui. O céu é o lugar certo para uma pessoa como ele festejar."
