
A única vez em que o Tricolor venceu um time do Rio de Janeiro nesta edição da competição ocorreu exatamente na estreia, ao aplicar 2 a 0 no Fluminense em São Januário. Desde então, perdeu no Morumbi para o próprio Botafogo, o Fluminense e o Vasco e também foi derrotado no Engenhão pelo Flamengo.
Um desafio a mais para um time que não consegue emplacar duas vitórias seguidas desde quando bateu seu próprio recorde, ao iniciar a competição com cinco triunfos consecutivos nas primeiras rodadas. A equipe, que vem de empate sem gols com o arquirrival Corinthians, terá que superar alguns importantes desfalques.
Casemiro, uma de suas principais armas criativas no meio-campo, está suspenso e já foi liberado para se apresentar à Seleção Brasileira. João Filipe, peça que ganhou destaque no sistema defensivo, pertence ao adversário e, por questões contratuais, não poderá entrar em campo. Por fim, Dagoberto, com dores no joelho, também foi vetado. Denilson, Xandão e Henrique, respectivamente, entram no time.
A tão sonhada estreia de Luis Fabiano fica para o jogo da semana que vem, contra o Flamengo, no Morumbi. Para o confronto de domingo, a novidade precisa ser no espírito, já que o time perdeu na quarta-feira mais uma chance de terminar uma rodada na liderança.
"Nosso elenco está focado. Um time que quer ser campeão tem que ganhar fora de casa e é com esse pensamento que vamos entrar em campo. Vamos lá para fazer uma boa partida e trazer os três pontos", discursou Wellington, acompanhado pelo comandante. "É uma equipe muitos forte, mas vamos para lá querendo os três pontos."
Do outro lado, o Botafogo vem embalado para este confronto após a vitória sobre o Grêmio, no meio de semana, no Olímpico. No entanto, o técnico Caio Júnior terá um desfalque importante: o goleiro Jéfferson recebeu o terceiro cartão amarelo e vai dar lugar ao jovem Renan. Outra alteração será a volta do volante Marcelo Mattos na vaga de Lucas Zen.
Os alvinegros ainda não perderam uma partida neste Campeonato Brasileiro no Engenhão, mas para o atacante Loco Abreu o duelo deste domingo será muito mais complicado que o passado. O uruguaio falou em decisão contra o São Paulo.
"Agora vamos chegar mais embalados e confiantes contra o São Paulo, mas devemos entender que o grau de dificuldade será ainda maior. Nosso adversário de domingo é um postulante ao título, um concorrente direto e não podemos deixar de tirar proveito do fator campo. Trata-se realmente de uma decisão, como o Caio Junior vem fazendo questão de destacar desde o início da semana", disse.
Com os resultados da rodada passada, o Botafogo voltou a ser o líder do Campeonato Brasileiro em pontos perdidos, pois tem um jogo a menos que os rivais. Os alvinegros ainda tem uma partida adiada contra o Santos a ser disputada em outubro. No entanto, os cariocas evitam pensar nisso para não atrapalhar o rendimento do time enquanto não chegar a hora certa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X SÃO PAULO-SP
Local: estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de setembro de 2011, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Fabio Pereira (TO)
BOTAFOGO: Renan; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Piris, Xandão, Rhodolfo e Juan; Denílson, Carlinhos Paraíba, Wellington e Cícero; Lucas e Henrique
Técnico: Adilson Batista