Luis Fabiano marcou dois gols em jogo-treino realizado nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda
Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O atacante Luis Fabiano superou as expectativas e anotou dois gols em jogo-treino marcado especialmente para ele na última quinta-feira, no CT da Barra Funda. A boa atuação do atleta encheu de esperanças a comissão técnica do São Paulo, que sente a falta de um camisa 9 artilheiro em seu setor de ataque. A volta do jogador deve servir para livrar a sina do setor ofensivo tricolor, que não vive boa fase no Campeonato Brasileiro.
Apesar de estar na vice-liderança da competição, a equipe paulista não tem em seus atacantes seus principais pilares da campanha. Dagoberto, Lucas, Willian José, Fernandinho, Henrique e Bruno marcaram apenas 14 gols no torneio. O número representa somente 36% dos tentos são-paulinos na competição, já que o time balançou as redes em 39 oportunidades.
Além disso, o setor ofensivo tricolor só finalizou certo 55 vezes ao longo das 25 partidas da equipe na campanha nacional. O número é baixo, representa pouco mais de dois arremates por confronto e, se somado aos chutes errados (65), significa apenas 40% das finalizações do São Paulo em todo o Campeonato Brasileiro - o time paulistano chutou contra as metas rivais em 294 oportunidades. Para Adilson Batista, a falta de "um 9" tem atrapalhado.
"Hoje (quarta-feira) o São Paulo, no primeiro tempo, controlou, rodou, tabelou, mas faltou definir. Faltou ter o nove, a referência, o artilheiro. O Dagoberto faz gols, o Lucas também, eles têm boas assistências. Tivemos boas jogadas com o Juan e o Carlinhos, faltou um pouquinho de calma para definir", afirmou o técnico na última quarta, após empate sem gols contra o Corinthians, no Morumbi.
Na última quinta, em jogo-treino contra a equipe sub-17 do clube, o treinador pode testar Luis Fabiano - recuperado de lesão no tendão - e usou o jogador com mais dois companheiros de ataque: Henrique e Marlos. E, como era de se esperar, o camisa 9 não decepcionou e marcou dois gols, em apenas quatro finalizações efetuadas no amistoso. "O Luis faz diferença. O elenco do São Paulo vai ser campeão com ele", profetizou Wellington, que assistiu à atividade.
Aprovado no teste, Luis Fabiano só conseguiu aumentar a ansiedade dos são-paulinos em colocá-lo logo em campo. Agora, a previsão do departamento médico é de que o jogador volte aos gramados no próximo domingo, dia 2 de outubro, contra o Flamengo, no Morumbi. Com ele, o São Paulo finalmente poderá sonhar com seu sétimo título nacional e, enfim, ver seu legítimo camisa 9 em campo. E faltam poucos dias... apenas nove.
Confira os números do ataque são-paulino no Campeonato Brasileiro:
Gols: 14
Finalizações do setor ofensivo: 120 (55 certas e 65 erradas)
Finalizações do resto do time: 174 (65 certas e 109 erradas)
Gols do resto do time: 25
Confira os números individuais dos atacantes são-paulinos no Brasileiro:
Lucas: 18 jogos, 45 finalizações (22 certas e 23 erradas) e 7 gols
Dagoberto: 21 jogos, 60 finalizações (25 certas e 35 erradas) e 6 gols
Willian José: 5 jogos, 2 finalizações erradas
Fernandinho: 13 jogos, 10 finalizações (6 certas e 4 erradas) e 1 gol
Bruno: 1 jogo, nenhuma finalização
Henrique: 8 jogos, 3 finalizações (2 certas e 1 errada)