Adilson Batista pode dar passo decisivo para a conquista do Brasileiro diante de seu ex-clube
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Paulo César Carpegiani vivia ótimo momento à frente do São Paulo: cinco vitórias em cinco jogos, liderança da tabela e relativa tranquilidade no cargo após uma eliminação traumática na Copa do Brasil. Tudo mudou, porém, após um clássico contra o Corinthians. A inesperada goleada sofrida por 5 a 0 fez decolar novamente a pressão no clube tricolor e, duas derrotas depois, o treinador foi demitido. Desta vez, é Adilson Batista quem busca evitar o mesmo caminho de seu antecessor, cuja derrocada começou após tropeçar contra o rival alvinegro.
O treinador são-paulino sabe que, em caso de derrota no clássico desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Morumbi, sua posição no comando do time - que já foi questionada por motivos como falta de padrão de jogo e escalações pouco usuais - sofrerá um baque considerável. Se vencer, porém, o técnico pode, além de silenciar as críticas, dar um grande passo para apagar fracassos recentes da melhor forma possível: com o título brasileiro.
Os últimos trabalhos de Adilson terminaram mal para o treinador: fora do Corinthians após 17 partidas por não conseguir manter o time na liderança do Brasileiro de 2010, demitido do Santos depois de cinco vitórias em 11 jogos no início do ano e fora do Atlético-PR depois de 14 jogos, após falhar na tentativa de tirar o time da zona do rebaixamento neste ano. O clássico desta quarta é ainda mais especial porque o técnico pode alcançar a liderança justamente contra um de seus "algozes" - ainda que ele não aparente guardar nenhum sentimento de revanche contra a equipe corintiana.
"Ele (Adilson) conversa com a gente normal (sobre o Corinthians), sabe da qualidade do time deles, mas encara como se fosse mais um clássico", diz o volante Casemiro. "Ele diz que é um excelente time, mas especificamente não fala nada demais e tenho certeza de que não guarda nenhuma mágoa. Pelo contrário, ele fala muito bem do Corinthians".
O São Paulo parece ser para o treinador a grande chance para reerguer a carreira. E talvez o passo mais importante nesse caminho seja a vitória sobre o Corinthians. Se, como afirma o zagueiro Rhodolfo, o time tricolor está na briga pelo título brasileiro "graças ao técnico", uma eventual conquista da competição passará também pelos méritos daquele que busca recuperar definitivamente a imagem de técnico moderno e promissor: Adilson Batista.