
O meia Rivaldo, oficialmente liberado pelo departamento médico, já está em condições de atuar pelo São Paulo contra o Paulista no duelo de amanhã, às 21h50, em Jundiaí. O atacante Fernandinho é outro que se livrou da lesão muscular na coxa direita. Carpegiani pretende utilizá-los no duelo do Interior.
O técnico acompanhou de perto a recuperação de Rivaldo. Ele chegou a pedir ao atleta, destaque nos trabalhos de ontem no CT da Barra Funda, que apressasse o tratamento para não agravar o problema. "Estou física e clinicamente bem de novo. Isso me deixa feliz", disse Rivaldo, que provocou muita polêmica na entrevista concedida ao site da Fifa.
Aos 38 anos, o ex-melhor do mundo, segundo escolha da entidade internacional, reclama das desconfianças no País quanto aos jogadores considerados mais velhos. Ele também não esconde a mágoa pessoal em relação às críticas daqueles, especialmente dos torcedores, que não assimilaram a derrota brasileira no Mundial de 1998 na França (a Copa do episódio Ronaldo, vítima de convulsões pouco antes de participar da finalíssima).
Segundo ele, existem cobranças excessivas em cima dos veteranos. "Depois de 15, 20 minutos do segundo tempo, todos olham para mim. Se você treina 90 minutos, estão pode ir normalmente para os jogos. Não tenho nenhum descanso extra porque tenho 38 anos. O preconceito é que me incomoda", desabafou Rivaldo.
Nas quatro vezes em que defendeu o São Paulo, ele marcou um gol. Além dele ou mesmo de Fernandinho, Carpegiani deve anunciar o retorno de Dagoberto, que cumpriu suspensão. Enquanto isso, Lucas, um dos nomes da lista do técnico Mano Menezes, é o desfalque.
A propósito, Lucas admitiu ontem a hipótese de Ronaldo, pela 9ine, agenciá-lo. "Soube que o Ronaldo tem interesse em contar comigo. Gostaria que isso acontecesse. Seria muita honra. Mas passo essas questões ao meu pai (Jorge Rodrigues) e ao meu empresário (Wagner Ribeiro)", esclareceu Lucas, destaque da Seleção Brasilera Sub-20 no recente Mundial do Peru. O São Paulo decidiu renovar o compromisso do garoto até a temporada de 2015. O atual salário alcançaria, dizem nos bastidores do clube, R$ 150 mil. A multa rescisória é de 80 milhões de euros.
Clube nega interesse em Lugano
O São Paulo negou ontem que já tivesse iniciado as conversações na tentativa de recontratar o zagueiro Diego Lugano, atualmente no futebol turco - atua no Fenerbahçe. O diretor João Paulo de Jesus Lopes estranhou a notícia divulgada no fim de semana. Nas atuais circunstâncias, ele considera inviável trazer o uruguaio.
"Não tem nenhuma procedência. Sabem quanto o Lugano ganha na Turquia?", perguntou o dirigente, sem que revelasse os valores tidos como fora da realidade, pelo menos para o Tricolor. "O clube dele não precisa de dinheiro, resiste aos assédios e não iria liberá-lo. Tanto é que o Alex (ex-meia do Palmeiras e Cruzeiro) recebeu propostas irrecusáveis e mesmo assim não saiu", exemplificou o dirigente, que admite procurar um zagueiro no futuro para substituir Miranda (em julho, vai para o futebol europeu).
A prioridade, segundo ele, é segurar Alex Silva, vinculado ao Hamburgo, que ainda está nos planos do Sporting e Flamengo.