A novela sobre o verdadeiro campeão brasileiro de 1987, ao que parece, ainda terá alguns capítulos. Depois que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Flamengo como um dos vencedores da competição, a diretoria do Sport se manifestou contrária à decisão e prometeu lutar pelos seus direitos, que segundo ela, foram estabelecidos pela Justiça.
No início da tarde desta quinta-feira, o site oficial do Sport publicou um texto do vice-presidente jurídico do clube explicando toda a história. Segundo João Humberto Martorelli, a nova decisão tomada pela CBF é um ato rigorosamente ilegal, nulo, pois desafia decisão judicial concedida, em 1994. Além disso, o advogado voltou a afirmar que o clube entrará com um processo contra Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Confira um trecho do texto publicado pelo advogado:
O juiz da 3ª. Vara Federal de Pernambuco, em 1994, julgou procedente o pedido do Sport Club do Recife em ação ordinária declaratória e de obrigação de fazer proposta contra a União Federal (Conselho Nacional de Desportos - CND), Confederação Brasileira de Futebol - CBF, Sport Club Internacional, Guarani Futebol Club e Clube de Regatas Flamengo. À época, o Flamengo, mesmo tendo disputado toda a competição, queria, ao seu final, que o regulamento adotado e aceito no início do certame fosse considerado irregular e, na marra, que a entidade proclamasse o clube carioca campeão brasileiro. Na sentença, o eminente juiz Élio Wanderley de Siqueira Filho foi peremptório:"Não se admite que se invalide um regulamento, apenas para se proporcionar prejuízo aos adversários". Essa decisão foi a todas as instâncias, a todos os tribunais, e transitou em julgado, significando dela não caber mais qualquer recurso, nem mesmo ação rescisória. Em obediência a esse comando, a CBF, na Resolução RDP nº 03/2010, reconheceu o Sport Club do Recife como o único campeão brasileiro de 1987.
A nova Resolução de nº 2/2011, que reconhece o Sport e o Flamengo como campeões de 1987, dividindo entre eles o título, não tem qualquer sustentação. Alega-se que a decisão judicial proclama o Sport campeão, mas não impede a divisão do título, ou seja, não impede que se proclame outro campeão, que seria um esdrúxulo co-campeão. Trata-se, portanto, a nova resolução, de ato rigorosamente ilegal, nulo, absolutamente inócuo, pois desafia decisão judicial transitada em julgado, lei entre as partes: o Sport, a CBF, o Flamengo e os demais que foram parte no processo.
A torcida do Sport fique tranquila, porque o Sport é o único e eterno campeão brasileiro de 1987 e ninguém toma o que é nosso. O Leão vai rugir!
Em texto, vice-jurídico do Sport critica CBF e afirma: ‘O Leão vai rugir’
Site oficial do clube pernambucano publica mensagem de João Humberto Martorelli explicando decisão judicial favorável ao time
Fonte Globo Esporte
24 de Fevereiro de 2011
Avalie esta notícia:
20
3
VEJA TAMBÉM
- FIM DE JOGO! São Paulo começa bem, mas empata o jogo contra o Corinthians- Corinthians x São Paulo: melhores momentos
- ESCALADOS! Confira a escalação do São Paulo para o clássico de hoje!
- Vidente revela palpite polêmico: quem leva a melhor no clássico Corinthians x São Paulo?
- Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações do Majestoso pelo Paulistão