Para evitar pior ano nos pontos corridos, solução tricolor é vencer

Se perder quinta, São Paulo registrará seu pior aproveitamento. Oscilação, trocas de técnico e queda da defesa contribuíram para rendimento ruim

Fonte Globo Esporte
O São Paulo sabe que precisa vencer o Atlético-PR nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), na Arena Barueri, para seguir sonhando com uma vaga na Libertadores. Uma derrota significaria praticamente o adeus à disputa, e não apenas isto, mas também um registro negativo de que, em 2010, o Tricolor foi um péssimo aluno no Brasileirão. Se perder para o Furacão, o time paulista registrará seu pior aproveitamento na história dos pontos corridos até então.
Desde que o novo modelo do nacional foi adotado, o Tricolor conquistou três títulos e chegou perto do quarto em 2009. O pior aproveitamento do São Paulo foi em 2005, quando conquistou apenas 46% dos pontos disputados naquele ano. Se perder para o Atlético nesta quinta, o time chegará a 45,8%, conseguindo assim sua pior média até o momento. Hoje o time está com 47,3%, somando 44 pontos em 31 partidas.

O principal argumento para explicar a queda de aproveitamento do São Paulo este ano é a irregularidade. Diferentemente das edições anteriores, quando esteve acima de 50% (com exceção de 2005), nesta temporada o Tricolor oscilou demais na competição. Primeiro deixou a competição de lado para se dedicar à Libertadores. Na volta da parada da Copa do Mundo, atuou muito abaixo do esperado, só conseguindo a primeira vitória depois de cinco jogos. Com a queda no torneio continental, perdeu Ricardo Gomes. O interino Sérgio Baresi assumiu e alternou resultados muito ruins, como a derrota por 3 a 0 para o Corinthians, com outros bons, como a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras.
Paulo César Carpegiani chegou e conseguiu uma sequência de três vitórias, a maior do time até então na competição, mas este bom momento foi interrompido no último domingo, no revés diante do Ceará por 2 a 0, fora de casa. O resultado foi ruim para o Tricolor, que esperava estar com 47 pontos hoje, a seis do Corinthians, terceiro colocado. Mas está a nove. Mesmo assim, as chances de tentar a vaga na Libertadores só não se esgotaram antecipadamente porque todas as equipes tiveram altos e baixos neste Brasileiro. É o que observa Carpegiani, que até tinha um favorito para o título, mas não revelou quem era.
- Está um perde e ganha incrível neste Brasileiro, não tem um time com estabilidade. Sinceramente, tinha uma equipe que eu achava que dispararia, mas não o fez. Está um perde e ganha geral mesmo - analisou o treinador.

Outro fator que pode ter influência no aproveitamento abaixo do esperado este ano para o São Paulo é o desempenho da defesa. Se em 2007, por exemplo, ela conseguiu a incrível marca de 19 gols sofridos em 38 jogos, com média de 0,5 gol por partida, este ano já foram 45 gols em 31 jogos, média de 1,45 e saldo de menos dois na competição. Seria o caso de voltar a utilizar o 3-5-2, que nos últimos anos ajudou o Tricolor a chegar a três títulos brasileiros? Carpegiani respeita a importância do esquema para o clube neste período, mas diz que este é o momento de arriscar, e não de andar para trás.
- Há 29 anos, quando iniciei minha carreira, o Flamengo jogava com dois laterais e dois zagueiros. Tenho essa preferência, mas não sou o dono da verdade. Todo esquema tem sua qualidade. Quando cheguei aqui, propus o 4-4-2, a equipe respondeu e mantive. Há dificuldade, mas quem não tem? Não pretendo modificar o que temos no momento. Contra o Ceará tínhamos três zagueiros em campo (Renato Silva jogou improvisado na lateral) e nem por isso fomos seguros atrás.

A defesa sente dificuldades porque o time ainda está brando, não está como queremos, mas quem sabe no próximo ano consigamos ter um time melhor.
Avalie esta notícia: 1 2
VEJA TAMBÉM
- Crespo pede meio-campista e São Paulo avalia ex-Santos em cenário de aperto no caixa
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net