A última vitória sobre o Tricolor aconteceu no dia 18 de maio de 1997, pela 2ª fase do Campeonato Paulista. Na oportunidade, sob o comando de Muricy Ramalho, que viria ser tricampeão brasileiro pelo Sampa, o Bugre venceu, por 2 a 0, no Brinco de Ouro, com gols do atacante Gilson e do meia Paulo Isidoro.
De lá para cá, as duas equipes se enfrentaram em outras 22 oportunidades. São 15 vitórias tricolores e sete empates. O time são-paulino anotou 48 gols e sofreu 27. No último duelo, pelo primeiro turno do Brasileirão, houve empate sem gols, em Campinas.
Se for considerado os jogos no Morumbi, palco do duelo desta quarta, o jejum é ainda maior. A última vitória bugrina no local aconteceu no dia 4 de setembro de 1996. Com gol do atacante Aílton, o Bugre bateu o Tricolor de Carlos Alberto Parreira, por 1 a 0.
Um fato curioso deste confronto é que os últimos três jogos entre Guarani e São Paulo, no Morumbi, terminaram com empates, por 3 a 3. No último deles, no Paulista de 2006, Fabão, hoje no Bugre, formava a defesa tricolor ao lado de Lugano e Alex.
Guarani e São Paulo fazem campanhas semelhantes neste Brasileirão. Os campineiros ocupam o décimo lugar, com 30 pontos. Enquanto isso, os paulistanos aparecem na oitava colocação, com 31 pontos.
