
O sobe e desce de uma montanha-russa diverte as pessoas em qualquer parque de diversão. Porém, nas emoções do Campeonato Brasileiro, os altos e baixos de Palmeiras e São Paulo não agradam em nada seus torcedores. Longe de risos e adrenalina que a queda brusca no brinquedo provoca, as descidas no Nacional deixam alviverdes e tricolores apreensivos. Na tarde deste domingo, às 16 horas (de Brasília), Luiz Felipe Scolari e Sérgio Baresi levam suas equipes ao Pacaembu em busca de uma arrancada.
Ao contrário do rival, que acumula duas derrotas consecutivas na competição, o Verdão quer aproveitar o triunfo na rodada passada para finalmente embalar. "Claro que a partir do momento que você perde, as pessoas falam que falta alguma coisa. Mas o Campeonato Brasileiro é assim mesmo, os times oscilam bastante. Sabemos que vamos subir na classificação quando tivermos uma sequência de vitórias", avisa o zagueiro Danilo.
Com 28 pontos, um a menos que o Palmeiras, o São Paulo necessita do triunfo para afastar mais uma ameaça de crise que ronda o Morumbi. A derrota para o Inter aumentou demais a pressão sobre Sérgio Baresi, que não esconde a expectativa pelo resultado e até cita o rival como exemplo.
"O jogo contra o Palmeiras é dificílimo e importante para nossa subida na competição", analisa o treinador. "O Palmeiras ganhou lá no Sul (contra o Grêmio) e voltou à briga. Temos que jogar pela vitória".
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ewerthon: artilheiro do Verdão no Brasileirão
Apesar da vitória sobre o Grêmio na rodada passada, o Palmeiras evita um clima de empolgação. O Verdão sabe que ainda necessita fugir da montanha-russa da competição. "A gente tem de pensar jogo a jogo. Não adianta fazer uma projeção longa. Vamos nos preocupar com o clássico de domingo, contra o São Paulo. Este é o jogo mais importante agora", decreta o atacante Ewerthon.
Porém, o palco do duelo não traz boas recordações para os dois lados. Mesmo usando o Pacaembu como sua casa, o Palmeiras ainda se sente como um estranho no gramado do estádio municipal. Desde que o Palestra Itália foi fechado, o Verdão atuou no Paulo Machado de Carvalho oito vezes neste Brasileirão, com apenas duas vitórias, além de três empates e três derrotas.
Já o São Paulo sofreu um dos placares mais traumáticos da temporada no estádio. Quando ainda tentava se reerguer da crise instaurada pela eliminação na Libertadores, o Tricolor levou uma chacoalhada por 3 a 0 para o Corinthians, no Pacaembu. Aliás, no outro jogo que disputou no gramado neste ano, o clube também perdeu para o rival alvinegro, pelo Paulistão.
Na escalação do Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari pretende utilizar o mistério até momentos antes de a bola rolar. Duas peças fundamentais no esquema alviverde estão suspensas pelo terceiro amarelo: o volante Edinho e o atacante Kleber. Para completar, o goleiro Marcos e o meia Lincoln foram vetados de novo por questões físicas.
Aliás, sem a presença de Kleber, Felipão estuda a possibilidade de escalar Valdívia como titular. O chileno teria a função de abastecer o veloz Ewerthon, artilheiro alviverde no campeonato, com sete gols. Outra opção na frente seria a entrada do centroavante Tadeu.
Djalma Vassão/Gazeta Press
Alex Silva é a novidade na escalação do Tricolor
"Venho ajudando da melhor forma possível, nos momentos necessários, e isso é fundamental. Já é o segundo jogo consecutivo em que saio como titular, mas o mais importante é estar bem para ajudar o Palmeiras a conseguir as vitórias", destaca Ewerthon.
Já Sérgio Baresi não teve muito tempo para preparar o São Paulo para o clássico, já que o time atuou na noite de quinta-feira - e foi derrotado por 3 a 1 em pleno Morumbi. Uma mudança confirmada está na defesa, com o importante retorno de Alex Silva, recuperado de uma artroscopia no joelho direito, que o manteve longe dos gramados por mais de um mês. Assim, o atleta assume o lugar de Xandão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
"Quando entro em campo, traço o objetivo de não sofrer gol. Acabou o tempo de ficar fora só torcendo para os companheiros. Eu volto com vontade de ajudar o setor defensivo e dar moral ao grupo", afirmou Alex Silva.
O treinador chegou a cogitar a possibilidade de acrescentar mais um zagueiro à equipe, para fortalecer o setor no 3-5-2, mas desistiu da ideia. A outra mudança na equipe deve ser apenas a entrada de Casemiro no posto de Cleber Santana, vetado pelo departamento médico.Já o atacante Ricardo Oliveira, que tinha a esperança de retornar ao time, ainda não está pronto para atuar depois de se recuperar de uma tendinite no joelho esquerdo.