No clássico da rodada, Palmeiras e São Paulo se enfrentam no Pacaembu

Fonte FPF
Pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Estádio do Pacaembu recebe neste domingo, dia 19, às 16h, o dérbi entre Palmeiras, 11º colocado com 29 pontos, e São Paulo, na 12º posição com 28. Um clássico no qual ambas as equipes focam em se recuperar na competição, além de continuarem na busca por uma vaga para a Copa Libertadores da América do próximo ano.
O time palestrino também tem como desafio espantar a má fase como mandante. A última vitória foi por 2 a 0 contra o Atlético-PR, ainda na 14ª rodada. "Nos últimos jogos fora, abusamos da raça e da vontade. Precisa ser assim em casa. No Pacaembu, sabemos que a responsabilidade maior é nossa. Temos atletas experientes e nosso time já provou ter qualidade para surpreender e dar um algo a mais”, afirmou o volante Márcio Araújo.
Apesar deste objetivo o elenco reconhece a dificuldade de se jogar um clássico com tanta disputa entre as equipes. Sem o volante Edinho, suspenso pelo terceiro cartão, o Palmeiras terá Marcos Assunção como arma para as jogadas de bola parada. O volante espera que o time vença o clássico para engrenar de vez no Brasileirão. "Nenhum clássico é fácil e esse vai ser ainda mais complicado pelas condições das equipes. Mas estamos vindo de uma excelente vitória (2 a 1 contra o Grêmio na última quarta-feira) e vamos procurar levar essa energia para o Pacaembu. Já aconteceu outras vezes de vencermos, projetarmos uma arrancada e nada acontecer. Agora, acho que chegou o momento de sacramentarmos essa evolução", analisou o confiante volante Marcos Assunção.
Palmeiras e São Paulo somam jogos históricos e que marcaram grandes finais, principalmente em Campeonatos Paulistas. “No meu caso a partida de 1971 marcou demais. Nós estávamos perdendo por 1 a 0, quando infelizmente por um erro de arbitragem um gol meu foi anulado, ocasionando no São Paulo como campeão. Mesmo assim a glória ficou para o ano seguinte. Em 1972 empatamos com eles em pleno Morumbi e conseguimos ser campeões invictos do Campeonato Paulista”, relembra o ex-meio-campista Leivinha, que brilhou com a camisa do time alviverde na década de 1970 e encerrou a carreira no São Paulo.
Já sobre a rivalidade o ex-jogador afirma que a briga entre os clubes sempre existiu, principalmente por serem duas equipes de qualidade. “É uma rivalidade muito grande, desde a minha época o São Paulo é um time que sempre teve um bom arsenal, sempre chegando entre os primeiros”, analisou o ex-camisa oito, que também não deixou de falar dos dias atuais. “Este clima com o decorrer dos anos só pode aumentar, hoje o Palmeiras almeja uma recuperação junto com o São Paulo que tem ganhado tudo nos últimos anos, com certeza será um bom jogo”, completou.
Após a derrota dentro do Morumbi para o Internacional (RS) na última rodada, o São Paulo busca a recuperação em um clássico. Sem vencer há duas rodadas, o time do técnico Sérgio Baresi espera arrancar de vez na competição. Sem o zagueiro Xandão suspenso, que recebeu o terceiro cartão amarelo, a boa notícia para o técnico é o retorno de Alex Silva à zaga tricolor. O ataque do São Paulo poderá ter um reforço de peso para o confronto no Pacaembu: Ricardo Oliveira está recuperado de uma tendinite no joelho esquerdo e dependerá da evolução nos treinamentos antes do jogo para saber se pode enfrentar o Palmeiras.
Sem definir a formação para o clássico, Sérgio Baresi espera contar com os principais jogadores para o jogo que pode culminar na vitória de número 100 da equipe tricolor no dérbi. Ainda vamos pensar em uma formação para domingo. Vamos ver a melhor formação", resumiu o técnico, que vê numa vitória no Choque-Rei deste domingo a saída para voltar a sonhar com o G-4. "Estamos trabalhando sempre da mesma forma, não mudamos nada. Passamos por um momento difícil antes e estamos passando agora. “O jogo de domingo é decisivo dentro da classificação do Brasileiro e tudo poderá acontecer”, concluiu Baresi.

Integrante de umas das maiores equipes que o São Paulo teve em sua história, o ex-meia-atacante Palhinha também tem lembranças marcantes do clássico contra o Palmeiras. “Disputei partidas memoráveis contra o Palmeiras. Nas oitavas de final da Copa Libertadores de 1994 tivemos um grande confronto com eles e, certamente, esse clássico foi o mais marcante em minha carreira”, relembrou o ex-camisa 9 que hoje administra uma empresa de ônibus na cidade paulista de Indaiatuba.
A rivalidade entre palmeirenses e são-paulinos também marca a história do ex-meio-campista durante a sua trajetória no time do Morumbi entre os anos de 1992 e 1995. “Na época em que joguei os dois clubes sempre tiveram verdadeiros esquadrões. Isso dava um ar todo especial para o clássico e o tornava diferente. Tínhamos Muller, Raí, Cafu e eles Rivaldo, Mazinho e Edmundo. Eram grandes jogadores de muita qualidade individual que transformavam o clássico em um verdadeiro espetáculo”, diz Palhinha, que acredita num bom jogo para este domingo. “O Palmeiras jogou muito bem contra o Grêmio e vem mantendo a regularidade, assim como o São Paulo, que apesar da derrota para o Internacional (RS), está se reencontrando. Vou torcer por um ótimo jogo”, revelou Palhinha.
Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram 47 vezes pelo Campeonato Brasileiro com vantagem para o time de Palestra Itália. Desde 1971 foram 16 vitórias do alviverde, 8 vitórias do São Paulo e outros 23 empates. No último confronto, que aconteceu na quarta rodada do primeiro turno, o São Paulo bateu o Palmeiras por 1 a 0 no Morumbi, com um gol do atacante Fernandão. Na história, foram 282 jogos com 99 vitórias do São Paulo, 93 do Palmeiras e 90 empates.
Ficha técnica
Palmeiras: Deola; Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Rivaldo; Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Tinga; Valdívia e Ewerthon.
Técnico: Luis Felipe Scolari.
São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Miranda, Alex Silva e Richarlyson; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Lucas e Jorge Wagner; Dagoberto (Ricardo Oliveira) e Fernandão.
Técnico: Sérgio Baresi.
Arbitragem: José Henrique de Carvalho, Emerson Augusto de Carvalho e Marcio Luiz Augusto (todos de São Paulo).
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Data e horário: dia 19 (domingo), às 16h.
Avalie esta notícia: 7 6
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira
- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net