Palmeiras saúda o Campeão São Paulo

Fonte SPFCpédia

Imagem de Eduardo Simone Pereira. Agradecimentos a José Luís Bráz Leme
O Campeonato Paulista de 1945 foi definido com a vitória do São Paulo sobre o Ypiranga, por 3 a 2, faltando outras duas rodadas para o fim da competição. Na penúltima, dia 23 de setembro, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Pacaembu. Antes do jogo, os palmeirenses saudaram o campeão, São Paulo.
Na imagem, segurando a faixa, os jogadores Genga e Túlio. Ao centro, dirigentes dos dois clubes, entre eles os irmãos Armando Simone Pereira, diretor do Palmeiras, e Raul Simone Pereira, diretor do São Paulo (este, o primeiro à esquerda, com o irmão ao seu lado).
Esta irmandade entre dirigentes dos dois clubes não foi a única. Cícero Pompeu de Toledo também possuía irmão diretor do Palmeiras: Brício Pompeu de Toledo*. E vos lembro que Cícero entrou no quadro social do Tricolor em 1939 e já era membro da diretoria em 1944.
Anos antes (20/09/1942), os dois clubes haviam decidido o estadual, com o alviverde se saindo vencedor após um jogo conturbado e inconcluído (o qual merece um futuro artigo, em breve). Naquele mesmo dia, o adversário do SPFC havia adotado seu nome atual, Palmeiras. O motivo desta alteração é conhecido: o processo de nacionalização das entidades esportivas imposto pelo Governo Central.
A rivalidade existente desde os anos trinta, quando ambos os clubes representavam elites paulistanas distintas e antagônicas (um a elite industrial dos Matarazzo, outro a elite dos barões de café e empresários da Light), amplificada pela decisão de campeonato e principalmente pelo contexto da Segunda Guerra Mundial, levou ao surgimento de muitos boatos, muitas lendas. Algumas maldosas, a maioria infundada ou fruto de rancores e ferimentos de guerra. Entendíveis, mas que precisam ser desmistificadas ou postos em seu devido lugar.
Enfim. Um desses mitos é que Palmeiras e São Paulo são (ou eram) inimigos. O que, como se vê, estava longe de ser verdade, mesmo naquele período complicado e traumatizante de guerra.
Avalie esta notícia: 16 6
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira
- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net