Palmeiras saúda o Campeão São Paulo

Fonte SPFCpédia

Imagem de Eduardo Simone Pereira. Agradecimentos a José Luís Bráz Leme
O Campeonato Paulista de 1945 foi definido com a vitória do São Paulo sobre o Ypiranga, por 3 a 2, faltando outras duas rodadas para o fim da competição. Na penúltima, dia 23 de setembro, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Pacaembu. Antes do jogo, os palmeirenses saudaram o campeão, São Paulo.
Na imagem, segurando a faixa, os jogadores Genga e Túlio. Ao centro, dirigentes dos dois clubes, entre eles os irmãos Armando Simone Pereira, diretor do Palmeiras, e Raul Simone Pereira, diretor do São Paulo (este, o primeiro à esquerda, com o irmão ao seu lado).
Esta irmandade entre dirigentes dos dois clubes não foi a única. Cícero Pompeu de Toledo também possuía irmão diretor do Palmeiras: Brício Pompeu de Toledo*. E vos lembro que Cícero entrou no quadro social do Tricolor em 1939 e já era membro da diretoria em 1944.
Anos antes (20/09/1942), os dois clubes haviam decidido o estadual, com o alviverde se saindo vencedor após um jogo conturbado e inconcluído (o qual merece um futuro artigo, em breve). Naquele mesmo dia, o adversário do SPFC havia adotado seu nome atual, Palmeiras. O motivo desta alteração é conhecido: o processo de nacionalização das entidades esportivas imposto pelo Governo Central.
A rivalidade existente desde os anos trinta, quando ambos os clubes representavam elites paulistanas distintas e antagônicas (um a elite industrial dos Matarazzo, outro a elite dos barões de café e empresários da Light), amplificada pela decisão de campeonato e principalmente pelo contexto da Segunda Guerra Mundial, levou ao surgimento de muitos boatos, muitas lendas. Algumas maldosas, a maioria infundada ou fruto de rancores e ferimentos de guerra. Entendíveis, mas que precisam ser desmistificadas ou postos em seu devido lugar.
Enfim. Um desses mitos é que Palmeiras e São Paulo são (ou eram) inimigos. O que, como se vê, estava longe de ser verdade, mesmo naquele período complicado e traumatizante de guerra.
Avalie esta notícia: 16 6
VEJA TAMBÉM
- OFICIAL! São Paulo anuncia a contratação de Danielzinho, destaque do Campeonato Brasileiro
- De saída? São Paulo trava negociação e Rodriguinho pode sair de graça em 2026
- Problemas internos: Crise política se agrava e oposição pede renúncia de Julio Casares no São Paulo
- Zagueiro estrangeiro encaminhado? São Paulo se aproxima de fechar contratação de zagueiro de time da Europa
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net