De volta ao time no clássico contra o Palmeiras, o zagueiro Alex Silva espera recolocar a defesa do São Paulo nos trilhos. Desde que ele sofreu uma cirurgia no joelho direito, logo após a eliminação da Taça Libertadores da América, a equipe disputou dez partidas e tomou 17 gols, média de 1,7 por partida, bem superior ao que havia sido registrado antes da lesão (14 tentos sofridos em 12 partidas, média de 1,16 gol por jogo). Hoje, o Tricolor tem a 14ª pior defesa, à frente apenas de Goiás, Atlético-GO, Atlético-MG (todos na zona de rebaixamento), Avaí, Guarani e Atlético-PR.
Para o defensor, uma das alternativas para começar a resolver esse problema é voltar ao esquema tático antigo. O São Paulo, nos últimos três anos, acostumou-se a atuar no esquema 3-5-2. Mas Sérgio Baresi, desde que assumiu o lugar de Ricardo Gomes, sempre usou o 4-4-2.
- Acho que no momento que vivemos hoje, o 3-5-2 deixa o time mais compactado e mais confiante. Afinal, foi dessa maneira que conquistamos três títulos brasileiros e que brigamos pelo título da Libertadores nesse ano. E para quem está voltando de contusão, como é o meu caso, seria melhor atuar dessa maneira – afirmou o defensor são-paulino.
Preocupado com os buracos defensivos, Sérgio Baresi, logo após a derrota por 3 a 1 para o Internacional, já admitia rever seus conceitos e mudar o esquema.
- Acredito que o 3-5-2 pode dar mais estabilidade ao time – afirmou o treinador, ainda no vestiário do estádio do Morumbi.
Caso resolva utiliza o novo esquema, Baresi tem três opções: Renato Silva, Samuel e Richarlyson. Com o primeiro, Alex Silva seria o líbero e Miranda atuaria pela esquerda. Com o segundo, Alex seria o homem da direita e Miranda faria a sobra. Com o terceiro, a mesma coisa. Caso o camisa 20 vá para a zaga, Jorge Wagner deixaria o meio-campo e iria para a ala esquerda.
A definição acontecerá no treino que será realizado na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda.
De volta ao time, Alex Silva deixa clara sua preferência pelo esquema 3-5-2
Desde que assumiu o time, Sérgio Baresi tem usado o esquema 4-4-2. Em caso de mudança, as opções são Richarlyson, Renato Silva e Samuel
Fonte Globo Esporte
18 de Setembro de 2010
Avalie esta notícia:
7
3
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão