
O clássico entre Palmeiras e São Paulo, domingo (17), no Pacaembu, colocará em campo dois times acostumados a brigar por títulos, mas que vivem realidade completamente diferente no Campeonato Brasileiro de 2010. Separados por um ponto na classificação, o Palmeiras, 11º, e o São Paulo, uma posição abaixo, estão mais perto da temida zona de rebaixamento do que do grupo que luta pelo título da competição.
A julgar pelos resultados da última rodada ,no entanto, quem deverá chegar mais forte para o jogo é o Palmeiras. Vindo de vitória sobre o Grêmio em pleno estádio Olímpico, o time dirigido por Luiz Felipe Scolari, quer aproveitar que o arquirrival vem de derrota em casa para o Inter e vive um mau momento para tentar embalar. Para alcançar o segundo êxito consecutivo, o exigente técnico gaúcho conta com uma motivação extra para lá de pessoal: vingança.
Em sua primeira passagem pelo Palestra Itália, Felipão levou o time à conquista do título mais importante da história do clube (a Libertadores da América de 1999), mas trocou o Alviverde pelo Cruzeiro na temporada seguinte assim que amargou uma eliminação precoce na Copa do Brasil – justamente para o rival do Morumbi, com duas derrotas nas quartas de final.
O primeiro duelo foi disputado no dia 24 de junho de 2000, no Morumbi, e terminou com o placar de 2 a 1 para os donos da casa, que ainda tiveram Belletti expulso de campo. Raí e França marcaram os gols do Tricolor, enquanto o maestro Alex descontou para o Alviverde.
Três dias depois, no Palestra Itália, o Palmeiras sofreu com as expulsões de Índio Alagoano e Galeano e acabou sendo derrotado novamente, desta vez por 3 a 2 (Raí, de calcanhar, Vagner e Sandro Hiroshi marcaram para o São Paulo; Rogério fez os dois do Palmeiras).
A chance de se “vingar” pela despedida melancólica vem em boa hora. Se superar o São Paulo, o Verdão chegará aos 32 pontos na tabela e poderá, além de se distanciar da parte de baixo da tabela, passar a sonhar com uma vaga na Sul-Americana antes de mirar voos mais altos até o fim do Brasileirão.