Palmeiras e São Paulo vivem nova realidade no Choque-Rei

Em 2009, times lutavam pela liderança. Hoje, buscam recuperação no Campeonato Brasileiro

Fonte Lance!
Troca de técnicos, pressão da torcida e posição intermediária na tabela. A realidade vivida por Palmeiras e São Paulo hoje, é bem diferente daquela que as duas equipes passavam quando se enfrentaram no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2009.
No ano passado, na 22ª rodada, quando ocorreu o Choque-Rei, o Verdão estava em primeiro lugar no Brasileirão, com 40 pontos, e o Tricolor em quarto, com 36. As duas equipes lutavam pelo título da competição. Naquela partida, os times empataram em 0 a 0, no Morumbi. O resultado foi bom para o Palmeiras, que manteve a ponta da tabela.
Hoje, as duas equipes estão mal no campeonato e ocupam apenas posições intermediárias na tabela. Palmeiras, com 29 pontos, e São Paulo, com 28, ocupam apenas as 11ª e 12ª posições, respectivamente.
Para o confronto deste domingo, o Verdão chega embalado pela vitória sobre o Grêmio fora de casa, por 2 a 1, mas com o tabu de não ter conseguido vencer duas partidas consecutivas na competição. Já o Tricolor vai ao Pacaembu abalado pela derrota por 3 a 1 sofrida em casa para o Internacional e busca a recuperação.
Mas a que se deve essa queda tão grande de rendimento das duas equipes de uma temporada para a outra?
Confira abaixo os principais motivos:
Troca de técnicos
São Paulo e Palmeiras trocaram de técnico no meio do Brasileirão. As duas equipes começaram o campeonato com técnicos pouco prestigiados pela torcida e pela diretoria. No Verdão, Antônio Carlos comandou o time nas primeiras rodadas, quando já não tinha o apoio da torcida e a confiança da diretoria. Acabou sendo demitido após confusão com Robert, ainda na segunda rodada do Brasileiro. O Verdão passou a ser comandado pelo interino Jorge Parraga, que ficou até a sétima rodada, quando Felipão foi contratado para o seu lugar.
O mesmo aconteceu com o Tricolor. Ainda envolvido com a disputa da Libertadores, o Ricardo Gomes dirigiu a equipe no começo do Brasileirão, mas também encontrava resistência na arquibancada e dentro do clube. Com a eliminação na competição continental, veio a demissão do treinador. No seu lugar, a diretoria do Tricolor colocou o treinador das categorias de base Sérgio Baresi, por falta de opções no mercado.
Agora, tanto Scolari quanto Baresi comandam times que não foram eles que montaram e têm dificuldade para montar equipes com suas características, com as peças que têm a disposição.
Perda de jogadores
Dos 22 jogadores que começaram o choque-rei do segundo turno de 2009, apenas 12 continuam em seus times. No São Paulo, Rogério Ceni, Miranda, Júnior César, Renato Silva, Jorge Wagner, Jean, Richarlyson e Dagoberto são os únicos titulares daquele jogo que continuam na equipe até hoje. No Palmeiras só sobraram Marcos, Maurício Ramos, Danilo e Pierre. Vale destacar as saídas de Diego Souza e Cleiton Xavier, no Alviverde, e de Washington, atual artilheiro do campeonato, e Hernanes, no Tricolor, que estão fazendo falta para seus ex-clubes.
Contratações equivocadas
Mesmo perdendo tantos jogadores importantes, os dois clubes estão com dificuldades para encontrar peças de reposição. São Paulo e Palmeiras fizeram muitas contratações, mas a maior parte delas não deu tão certo quanto se imaginava. Um exemplo é Lincoln, do Palmeiras. O jogador, que fez sucesso na Europa, chegou para reforçar o meio-de-campo do Verdão, mas, com constantes lesões, pouco entrou em campo neste Brasileirão. No São Paulo, os erros nas contratações são evidenciados pelos jogadores que chegaram no começo do ano e já sairam do clube, como Cicinho, André Luís, Marcelinho Paraíba e Léo Lima.
Avalie esta notícia: 5 1
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira
- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net