
Foto: Ivan Pacheco/Terra
Na primeira da série de partidas na capital paulista, realizada na noite de quinta-feira, o time foi derrotado por 3 a 1 pelo Internacional em pleno Morumbi, na pior atuação das últimas semanas. E agora, para tentar reverter a situação no clássico regional, o São Paulo terá de superar tabus que já duram mais de três anos.
A última vitória da equipe jogando no estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, aconteceu em março de 2007. Na ocasião, o São Paulo venceu o Juventus por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano.
Desde então, foram cinco partidas disputadas pelo São Paulo no estádio. Um empate, diante do São Caetano, também pelo Paulistão de 2007, e quatro derrotas, todas para o Corinthians, nos Campeonatos Paulista e Brasileiro de 2009 e 2010.
O último confronto contra o Palmeiras realizado no estádio também traz más recordações aos são-paulinos. Na partida, realizada em novembro de 2005 e válida pelo Brasileirão daquele ano, o rival venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Daniel e Juninho Paulista. Richarlyson marcou o gol de honra, lembrado até hoje pela dança do volante na comemoração.
Aliás, se o desempenho recente do São Paulo no Morumbi é ruim computando-se todas as partidas, fica ainda pior se forem considerados apenas os clássicos. Em jogos contra os rivais mais tradicionais, a última vitória foi em maio de 2005, também pelo Brasileirão, uma goleada por 5 a 1 sobre o Corinthians, que mesmo assim terminaria o ano como campeão nacional.

Foto: Ivan Pacheco/Terra