São Paulo apresenta glórias do passado em Soberano

Maior mérito do filme sobre o hexacampeonato brasileiro do clube é mostrar aos jovens torcedores as histórias dos primeiros títulos nacionais

Fonte IG


Estreia na noite desta sexta-feira, em 50 salas por todo o país, o filme “Soberano”, documentário que conta a história do hexacampeonato brasileiro do São Paulo. Com uma hora e meia de duração, o filme aposta na fórmula consagrada dos filmes sobre times, mesclando cenas das conquistas com depoimentos de torcedores, jogadores e outros personagens decisivos.
No caso específico de "Soberan"o, como os próprios diretores Carlos Nader e Maurício Arruda admitem, o que falta são momentos de grandes viradas dramáticas. Em “Fiel”, por exemplo, o roteiro cinematográfico é facilitado pela própria história, que começa com a queda corintiana para a segunda divisão em 2007 e termina com a redenção da volta à Série A no ano seguinte.
Com isso, o principal mérito da obra sobre as glórias do passado são-paulino, como diz o hino do clube, é “apresentar” às novas gerações de torcedores do clube, surgidas desde a década de 1990, as histórias dos primeiros títulos, que iniciaram em 77 e 86 a trajetória rumo à hegemonia em âmbito nacional. E alguns dos nomes que construíram essa história.
Ao longo de todo o filme, as conquistas são recordadas por torcedores com histórias de superação pessoal ligadas aos títulos, além de personagens como Waldir Peres, Milton Cruz, Careca, Raí, Rogério Ceni e Muricy Ramalho. Além disso, as imagens de arquivo, especialmente das primeiras conquistas, prometem emocionar quem só passou a acompanhar o time desde o bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 92 e 93 ou até depois disso.
As decisões de 77 e 86, aliás, são de fato os pontos altos do filme, já que nestes “episódios” sobra a emoção não tão presente no tricampeonato consecutivo de 2006 a 2008, quando o título, já na fórmula de pontos corridos, veio sempre com algumas rodadas de antecedência - exceção em 2008, quando saiu na última rodada.
A pre-estreia do filme, na última segunda-feira, foi marcada por algumas polêmicas. O diretor de marketing do São Paulo, ao falar do documentário, deu uma indireta clara ao Corinthians, dizendo que “o São Paulo, com bem menos de 100 anos, tem índices estatísticos absolutamente soberanos dentro do futebol brasileiro”, em referência ao recém-completado centenário do rival.
Polêmicas à parte, Soberano atinge seu objetivo de eternizar as conquistas nacionais do São Paulo e de seu sucesso podem surgir outros projetos de filmes sobre o clube, contando a história do Morumbi ou do tricampeonato Mundial e da Libertadores, por exemplo. Promessas de mais provocações aos adversários e mais memórias valiosas para os são-paulinos.
Avalie esta notícia: 5 4
VEJA TAMBÉM
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
- SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi
- Adeus do ídolo? Empresário admite risco de saída de Luciano do São Paulo na próxima janela
- São Paulo day? Empresário que tenta ajudar o Tricolor virar SAF cria projeto para investimentos no São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net