nome de batismo (Foto: Ricardo Ramos / VIPCOMM)
A resposta no São Paulo foi unânime: não há clima de revanche para o jogo desta quinta-feira, às 21h, contra o Internacional, no Morumbi, pelo Brasileiro. Mas não há como negar que cada atleta do Tricolor vai lembrar do dia 5 de agosto, quando foi eliminado das semifinais da Libertadores pelo Colorado. O time paulista perdeu a primeira partida por 1 a 0, em Porto Alegre, e venceu por 2 a 1 no Morumbi, mas o gol fora de casa deu a vaga ao Inter, que posteriormente bateu o Chivas (MEX) e foi campeão do torneio continental. Do lado gaúcho, as recordações são as melhores.
Este é o primeiro encontro das duas equipes após aquele duelo nas semifinais. O Inter está em sexto lugar, com 32 pontos. Com três pontos a menos, o Tricolor tenta alcançar o rival.

Vipcomm
O Sportv transmite a partida para todo o Brasil, menos para São Paulo, que assiste ao duelo pelo PFC. O GLOBOSPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, a partir das 21h (de Brasília).

São Paulo: busca a vitória para se aproximar da zona de classificação para a Libertadores e, além disso, torce por um tropeço do Vasco diante do Avaí para não ser alcançado em caso de triunfo.
Internacional: como já está classificado para a Libertadores de 2011, o único objetivo do time neste Brasileiro é ser campeão. Busca a vitória para não se distanciar dos primeiros colocados.

São Paulo: o técnico Sérgio Baresi testou duas variações no treino tático da última quarta-feira. Na primeira, colocou Cleber Santana e Carlinhos Paraíba nas vagas de Casemiro e Jorge Wagner. Na segunda, repetiu a formação que disputou a partida contra o Botafogo. A definição sai apenas nos vestiários. O provável time será formado por: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Richarlyson; Casemiro (Cleber Santana), Rodrigo Souto, Jorge Wagner (Carlinhos) e Lucas; Dagoberto e Fernandão.
Internacional: Celso Roth mantém a estrutura do 4-5-1, com Tinga, Giuliano e D'Alessandro tendo a maior responsabilidade de se aproximar do centroavante Leandro Damião, sob pena de ele ficar isolado no ataque. A novidade é Glaydson, que acompanha Wilson Matias no setor de marcação do meio-campo. O time colorado irá a campo com Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Glaydson, Tinga, Giuliano e D'Alessandro; Leandro Damião.

São Paulo: recuperados de lesão, Alex Silva e Carleto aprimoram a forma física. O primeiro deve ser titular no domingo, contra o Palmeiras. Wellington, Ricardo Oliveira e Fernandinho seguem em tratamento no Reffis.
Internacional: Guiñazu, suspenso, desfalca o Inter, assim como o meia-atacante Rafael Sobis, com problema muscular. Alecsandro, que também teve lesão na musculatura, intensifica os treinamentos, mas segue fora.

São Paulo: Renato Silva, Ricardo Oliveira, Rodrigo Souto, Rogério Ceni, Samuel e Xandão.
Internacional: Bolívar, Everton, Giuliano, Glaydson, Wilson Matias, Andrezinho e Kleber.

São Paulo: o Tricolor terá no jmeio campo um novo nome: Lucas. Na verdade, trata-se de Marcelinho, que tinha esse apelido por ter jogado na escolinha de Marcelinho Carioca. Mas agora o garoto, de 18 anos, pediu para ser chamado pelo nome de batismo e já entra com a camisa nova nesta quinta-feira.
Internacional: desde a saída de Sandro, Wilson Matias foi o escolhido para jogar na primeira função do meio-campo, mas a vaga ainda está em jogo. Glaydson, o substituto de Guiñazu, suspenso, tem esperanças de ganhar essa posição. É um jogador discreto, mas competente. Contra o São Paulo, ele tem uma boa chance para convencer o técnico Celso Roth a aumentar as oportunidades dadas a ele.

Miranda (zagueiro do São Paulo): "Não vamos entrar em campo pensando em atrapalhar o Inter na busca pelo título, e sim na necessidade que o time tem de vencer. Queremos os pontos para brigar na parte de cima da tabela. Pensamos em título ainda e não podemos descartar uma vitória diante de uma equipe que está na nossa frente na tabela".
Celso Roth (técnico do Internacional) - " Não acredito que tenha ficado algum resquício dos jogo pela Libertadores. Foram dois jogos abertos, com uma vitória para cada lado. Será um jogo difícil".

* Considerando apenas jogos em Brasileiros, o Internacional não vence o São Paulo há dois anos (ou quatro jogos). A última vitória do time gaúcho foi no primeiro turno de 2008, por 2 a 0, dois gols de Nilmar. De lá para cá, o Tricolor somou três vitórias e um empate.
* O São Paulo também leva vantagem jogando em casa contra o Internacional em Brasileiros. Venceu 11 jogos e perdeu quatro. Houve seis empates.
* Há 24 anos (ou 32 jogos), Inter e São Paulo não empatam sem gols pelo Brasileiro. O último 0 a 0 foi em 1986 no Morumbi. Nos 43 jogos entre as duas equipes em Brasileiros, foram registrados apenas dois empates sem gols, ambos no Morumbi, em 1975 e 1986.

O último confronto entre Internacional e São Paulo foi mesmo no dia 5 de agosto, pela Libertadores, com vitória tricolor por 2 a 1, mas classificação do Colorado para a final da competição. Posteriormente, o Inter foi campeão sobre o Chivas e vai disputar o Mundial de Clubes em dezembro. Pelo Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram pela última vez no dia 23 de maio deste ano, no primeiro turno, no Beira-Rio. O time paulista venceu por 2 a 0, e Fernandão, que é um dos ídolos da torcida gaúcha, foi ovacionado no estádio colorado, mesmo vestindo a camisa do São Paulo. Ele marcou o segundo gol do triunfo do visitante. Hernanes, pegando o rebote de uma cobrança de falta dele mesmo, fez o primeiro dos paulistas na partida.
