por Thiago dos Reis
Ontem foi a pré-estreia do filme Soberano, Seis vezes São Paulo, que conta a história dos seis títulos brasileiros conquistados pelo Maior do Mundo, em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008. A equipe do SPFC.Net foi convidada e esteve presente na sala VIP, onde ficaram jogadores, dirigentes e conselheiros do clube. Convidados do clube também assistiram o filme em mais cinco salas do cinema. VIP só o SPFC.Net!
Amanhã conto como tudo aconteceu, com quem conversamos, falo da nossa "jornada" para chegar ao Shopping à tempo e publico fotos. Hoje falarei do filme.
SOBERANO foi meticulosamente pensado para que o expectador sentisse na pele a tensão e a emoção de cada decisão. Em 1977, a batalha no Mineirão lotado contra um Atlético Mineiro muito superior ao São Paulo. Em 1986 um título milagroso que certamente nenhum são paulino jamais esquecerá. Os relatos dos torcedores fizeram a plateia rir e chorar e o dos jogadores contavam como foi a história vista pelo ângulo deles.
Ao contar o título de 1991 o filme faz uma grande homenagem ao Mestre Telê Santana, que foi aplaudido no cinema quando teve seu nome citado. Somos a única torcida capaz de gritar o nome de um treinador mesmo 15 anos depois de sua saída do clube. Raí foi o jogador escolhido para contar a história desse título.
Depois, ao relembrar o tricampeonato Brasileiro de 2006 a 2008, a torcida certamente sentirá saudades de nomes como Borges, Leandro, Aloísio e principalmente Muricy Ramalho. Também poderemos relembrar os bons momentos de Dagoberto, a melhor fase de Jorge Wagner e aquela defesa sensacional que tinha Alex Silva, Breno, Miranda e André Dias como substituto. Que tempos!
O filme apresenta uma riqueza de detalhes impressionante e só falhou em não citar o presidente Marcelo Portugal Gouveia, que faleceu um dia antes da decisão de 2008 contra o Fluminense (em que empatamos, levando o jogo do título para Goiás). Lembro que na época aquilo foi um baque e tanto para o time. Talvez haja a devida citação nos extras, que virão com o DVD.
Quando escrevi o título desse artigo dizendo que você vai se emocionar, não é bordão. Quem assistir ao filme realmente vai se emocionar. Saí do cinema sentindo mais orgulho de ser são paulino do que nunca e com a certeza de que tenho de comprar o DVD para ver os extras (entrevistas com Borges, Richarlyson, outros jogadores e torcedores).
P.S. Ainda não sei em quais cinemas ou cidades o filme será exibido. Já entrei em contato com a produtora e vão nos informar. Perto da minha casa, sei que no Cinemark do Shopping Santa Cruz (São Paulo) o filme estreia dia 17. Sei porque vi o cartaz no cinema ontem. A expectativa é que, inicialmente, cerca de 30 cinemas em todo o Brasil exibam o filme. Este número deve aumentar.
Siga-me no Twitter: @thiagodosreis
Siga o SPFC.Net no Twitter: @spfc_net