Sem esquecer rival, Tricolor exibe filme sobre os seis títulos brasileiros

Raí se emociona com imagens de 'Soberano', e diz ser menos importante do que Rogério Ceni na história do clube

Fonte Globo Esporte
Seis anos de glórias em 90 minutos. O São Paulo lançou, nesta segunda-feira, o filme "Soberano", que conta a história dos títulos brasileiros do clube. Em uma sessão especial para a imprensa, foi possível ver as conquistas de 78, 86, 91, 2006, 2007 e 2008 retratadas não só por personagens ativos em cada busca pela taça, mas também por torcedores que vivenciaram aqueles momentos e tiveram interferência das decisões em suas vidas. A exibição contou com as presenças de Raí, herói de 91, e do cantor Nando Reis, que compôs duas músicas para o filme.
- Nós são-paulinos, que temos menos de 100 anos, temos muito o que comemorar, temos seis títulos brasileiros e isso é soberano sim. O filme é um presente para a torcida que mais cresce no Brasil. Ser soberano é estatístico: é o maior campeão brasileiro, o maior do país da Libertadores, e isso não é provocação, é constatado mesmo. Queremos que cada sala de cinema seja um Morumbi cheio e com vocação de ser campeão - ressaltou Julio Casares, vice de marketing do Tricolor, lembrando do rival Corinthians, que comemora seu centenário neste ano.
O Timão, aliás, é citado no filme através de uma cena curiosa: na final de 86, contra o Guarani, um torcedor alcoolizado aparece preso, dizendo que não estava chateado de perder o jogo porque era corintiano.
- Era uma imagem no meio da matéria e respeitamos a íntegra (risos) - explicou Maurício Arruda, que assina roteiro e direção ao lado de Carlos Nader.

Raí, Nando Reis, Julio Casares, Maurício Arruda e Carlos Nader no lançamento oficial do filme, que depois dos cinemas será vendido em DVD no fim do ano (Foto: Carolina Elustondo / GLOBOESPORTE.COM)
A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 17 de setembro, mas uma premiére para personalidades do futebol e convidados será realizada na noite desta segunda-feira, na capital paulista. Após a exibição em grande circuito, o filme, que levou dois anos para ficar pronto, será lançado em DVD três meses depois com direito a extras e making of. E qual a diferença do "Soberano" para os outros filmes sobre clubes de futebol? Arruda diz que foi conseguir captar o drama dentro de um time tão vitorioso.
- As qualidades do São Paulo foram nossa maior dificuldade. O filme do Corinthians, por exemplo. É um roteiro com um protagonista que sofre um revés (rebaixamento) e se recupera. É um roteiro pronto, de sofrimento ou comédia, depende do ponto de vista. Para nós o mais difícil é que o São Paulo ganhava seis vezes. Precisamos achar pontos dramáticos dentro dessa história - relatou Arruda.
Raí: Ceni é mais importante na história do clube

Rai elogiou o filme lançado nesta segunda
(Foto: Carolina Elustondo / GLOBOESPORTE.COM)
Cada título tem um personagem de destaque. Em 78, Waldir Perez conta como foi ganhar nos pênaltis do Atlético-MG no Mineirão. Em 86, Careca relata o sofrimento para levar a taça nos segundos finais com um gol iluminado. Em 91, Raí era o líder de um título que coroou o técnico Telê Santana, lembrado até hoje pela torcida tricolor nos estádios. Nos três últimos campeonatos, Muricy Ramalho e Rogério Ceni são os ícones. O goleiro, que recentemente completou 20 anos de clube, recebeu muitos elogios de Raí, que inclusive se considera menos importante do que o camisa 1 na história do São Paulo.
- Acho que pode haver uma comparação entre nós pelo aspecto da liderança, mas no geral o Rogério é mais importante na história do São Paulo como ídolo e, mais do que isso, como herói. Ele é aquela referência tanto nos momentos de decisão como nos que impedia catástrofes - destacou Raí.
O embaixador do São Paulo também elogiou o filme e mostrou que a relação com o Tricolor não se encerrou quando pendurou as chuteiras.
- Não digo que dá saudade de jogar porque só de pensar nisso o joelho dói (risos). Mas o filme me leva a três fases importantes na minha vida. Os primeiros títulos representam minha época ainda em Ribeirão Preto. O de 91 teve a minha participação ativa e acabou com o meu sofrimento por não ter sido campeão nas finais anteriores (89 e 90). E os últimos me marcam como torcedor - acrescentou Raí.
Avalie esta notícia: 4 1
VEJA TAMBÉM
- Impeachment é nessa semana! Conselho do São Paulo vota processo de impeachment nesta sexta-feira
- Vai sair? Após escândalos na diretoria e problemas de saúde Muricy Ramalho estuda sair do São Paulo
- POLÊMICA: Estreia desastrosa no Paulista expõe tensão e discussão no vestiário do São Paulo
- De saída? Rival monitora impeachment no São Paulo e mira Marcos Antônio
- Crise interna: Empresário de atletas do São Paulo critica liderança após derrota no Paulistão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Paulista

Qui - 21:45 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
São Bernardo
São Bernardo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net