Com a vitória, a terceira consecutiva na competição --havia vencido o Atlético-GO por 2 a 1 e o Atlético-MG por 3 a 2--, a equipe pulou para a oitava colocação, com 28 pontos --mesma pontuação do Atlético-PR, que empatou com o Corinthians por 1 a 1, em jogo realizado nesta quarta, na Arena da Baixada. No entanto, o time paranaense leva vantagem nos critérios de desempate --oito vitórias contra sete.
Porém, as duas equipes podem ser ultrapassadas pelo Vasco, que recebe o Atlético-MG na quinta-feira. A equipe vascaína tem 26 pontos.
O triunfo sobre o Flamengo colocou o São Paulo na briga por uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. O time são-paulino tem três pontos a menos do que o Botafogo, que hoje seria a última equipe brasileira classificada para o torneio sul-americano. O Botafogo entra em campo amanhã, quando enfrenta o Santos no Pacaembu.
Se o São Paulo começa a brigar pela Libertadores, o Flamengo fica cada vez mais próximo da zona de rebaixamento. Na 16ª posição, o clube carioca soma 22 pontos --cinco a mais do que o Atlético-MG, primeiro time na zona de descenso.
A vitória nesta quarta-feira serviu para homenagear o goleiro Rogério Ceni, que completou 20 anos defendendo as cores do tricolor. Na segunda-feira, o ídolo são-paulino recebeu do clube uma camisa comemorativa pela marca e também uma carta do presidente Juvenal Juvêncio, que não compareceu à cerimônia. Hoje, o presidente esteve no Morumbi e entregou um troféu em formato de uma luva ao goleiro. Ceni também escolheu a trilha sonora que tocou no Morumbi antes e no intervalo da partida.
O São Paulo entrou em campo sem poder contar com os atacantes Ricardo Oliveira e Fernandinho, machucados, além de Dagoberto, suspenso. Com isso, a dupla de ataque foi formada por Marlos e Fernandão.
Outro desfalque da equipe tricolor foi o volante Casemiro, suspenso. Assim, Cleber Santana ganhou uma oportunidade no time titular e formou o meio de campo ao lado de Rodrigo Souto, Marcelinho e Jorge Wagner, que completou 200 jogos pelo clube. Richarlyson, que vinha atuando no setor, foi deslocado para a lateral esquerda no lugar de Junior Cesar --foi para o banco de reservas.
Já o Flamengo pode contar com a dupla de ataque formada por Diogo e Deivid. Diogo foi expulso ainda no primeiro tempo após tentar cavar um pênalti. Já Deivid teve uma atuação apagada.
O time rubro-negro, que tem o pior ataque entre os 20 clubes da Série A --fez apenas 14 gols--, não marca há três jogos.
O jogo
Jogando em casa, o São Paulo começou dominando a partida. Logo aos 8min, Richarlyson enfiou linda bola para Marlos, que driblou o goleiro Marcelo Lomba e tocou para o gol, abrindo o placar: 1 a 0.
Sete minutos depois de sofrer o gol, o Flamengo criou sua melhor oportunidade de gol na etapa inicial. Williams aproveitou rebote e, de fora da área, encheu o pé e a bola saiu raspando o travessão.
Depois desse lance, o São Paulo controlou o primeiro tempo. Aos 27min, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão cabeceou, acertando o travessão.
Sem força ofensiva, o Flamengo pouco criava. A situação ainda ficou pior aos 39min, quando o atacante Diogo foi expulso pelo árbitro Alício Pena Júnior após tentar cavar um pênalti. Ele já havia recebido o cartão amarelo um minuto antes após cometer falta em Richarlyson.
Na sequência da expulsão, Jorge Wagner recebeu pela esquerda e cruzou para Fernandão, de cabeça, ampliar o marcador: 2 a 0.

Fernandão comemora o segundo gol da terceira vitória consecutiva do São Paulo no Brasileiro
No segundo tempo, o treinador do São Paulo, Sérgio Baresi, tirou Cleber Santana e colocou o zagueiro Renato Silva. A equipe voltou com o objetivo de apostar nos contra-ataques para aumentar o placar.
No entanto, tomou dois sustos seguidos. Aos 13min, Léo Moura cobrou falta e acertou o travessão. Na sequência da jogada, a bola sobrou para Ronaldo Angelim, que cabeceou e a zaga salvou praticamente em cima da linha. O time carioca ainda ameaçou em dois lances de bola parada, mas Rogério Ceni, bem posicionado, defendeu com tranquilidade.
Já o São Paulo apostava nas jogadas em velocidade. Aos 29min, Marcelinho fez linda jogada individual, invadiu a área e tocou na saída de Marcelo Lomba, que fez boa defesa.
Com a vitória praticamente assegurada, Sérgio Baresi promoveu a reestreia do lateral direito Ilsinho --entrou na vaga de Marlos. Já o Flamengo também mexeu. Petkovic substituiu Renato, enquanto Diego Maurício entrou no lugar de Deivid.
No último lance da partida, o Flamengo ainda teve a chance de diminuir com o zagueiro Jean, que cabeceou e o goleiro Rogério Ceni fez excelente defesa, assegurando a vitória são-paulina por 2 a 0.