[Tostao] Ordem no caos

Fonte Tostão

QUANDO ENTREI no curso de psicanálise, imaginei que jamais entenderia as ideias de Freud. Logo percebi que seus textos eram tão claros, convincentes e simples, que até os mistérios da alma tinham lógica. Freud colocou ordem no caos.
Quando joguei ao lado de Pelé, percebi que uma de suas principais qualidades era tornar simples o que era complexo. Tudo se iluminava à sua frente.
Antes de a bola chegar, Pelé parecia me dizer, com seu olhar vivo e amplo, tudo o que ia fazer. E ele fazia, porque tinha uma excepcional técnica. Muitos pensam e não fazem. Outros fazem (mal), sem pensar.
Há muitos jogadores habilidosos, que ensaiam grandes jogadas, entretanto nada acontece, por falta de técnica e/ou porque não sabem os caminhos mais simples. Enrolam. Parecem talentosos, mas não são.
O talento vai muito além da habilidade. O talento é a união da habilidade, da técnica, da criatividade e de condições físicas e psicológicas.
Nada disso é suficiente se não houver o sopro, a chama, que ilumina e incendeia nossas vidas.
O mesmo ocorre em todas as atividades.

Assim como os melhores professores não são sempre os melhores médicos, os melhores treinadores não são sempre os que têm mais conhecimentos técnicos, táticos e informações. São os que possuem tudo isso e mais a capacidade de observar, intuir e simplificar.
Não existe também o ótimo técnico somente prático, que fala a "linguagem dos boleiros", sem ter conhecimentos científicos. A teoria sem a prática é incompleta. A prática sem a teoria é uma grosseira simplificação.
O jovem técnico do São Paulo, Sérgio Baresi, tem chamado a atenção em suas entrevistas pelo excesso de palavras e expressões técnicas, acadêmicas, algumas incompreensíveis.
Além da insegurança de um jovem, tentando mostrar seus conhecimentos, Baresi, por seus gestos e suas palavras, parece um estudioso, um CDF, que acabou de sair, após longo tempo, de um laboratório de pesquisas.
O repórter José Ricardo Leite, da Folha, mostrou, em uma ótima reportagem, que Baresi comanda treinamentos com cinco gols, cinco goleiros, realiza coletivos com mais de 22 jogadores e outros detalhes, além de distribuir pen drives e DVDs para os jogadores conhecerem os adversários. Tudo com base científica.
Tomara que Baresi não seja apenas um teórico. O futebol precisa de treinadores e de profissionais que saibam como fazer e que saibam fazer.
Avalie esta notícia: 16 13
VEJA TAMBÉM
- Palmeiras supera São Paulo em confronto marcado por erros e lentidão no Brasileirão
- TABELA ATUALIZADA! São Paulo é derrotado; veja a tabela
- Enzo Díaz é punido com terceiro cartão amarelo e desfalca o São Paulo contra o Internacional
- Calleri critica desempenho do São Paulo após derrota para o Palmeiras no Morumbi
- São Paulo x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações pelo Brasileirão



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 21:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Palmeiras
Palmeiras
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net