De Vitor Birner
Sábado, no Engenhão, o Botafogo deu um baile no Galo e ganhou por 3×0. O investimento da equipe mineira em contratações e treinador é bem maior que o do Glorioso. A expectativa por boas apresentações e chances de disputar o título acompanham o tamanho dos gastos.
Vanderlei Luxemburgo indicou a maioria dos reforços. Ele garante a presença do Atlético MG nas primeiras colocações na reta final do Brasileirão.
Ele mesmo disse aos repórteres, depois do fracasso contra o Glorioso, que irá cobrá-los lá depois pelas cobranças.
Não acho que uma derrota como essa seja um grande problema. Acontece. As 9 derrotas em 12 jogos, ao contrário, pesam bastante para quem entrou no campeonato pensando em título. São 19 pontos e 22 de gols de saldo de diferença para o Fluminense.
Salve engano, desde a chegada de Luxa, foram contratados 21 jogadores (se houver algum erro na lista, vou conferir ao longo do dia, é pequeno) – Goleiros: Fábio Costa e Marcelo; Laterais Diego Macedo, Rafael Cruz, Leandro e Fernandinho; Zagueiros: Cáceres, Jairo Campos, Lima e Réver; Volante: Zé Luís; Meias: Daniel Carvalho, Diego Souza, Edison Mendez, Nikão e Jackson. Atacantes: Muriqui, Neto Berola, Obina, Ricardo Bueno e Jheimy – e o Galo joga mal.
A confiança na capacidade do treinador, centro de tudo tal qual de costume, retardou um pouco as reclamações dentro do clube, na mídia e torcida. Mas elas têm aumentado, e com razão.
Luxa realmente montou grandes times ao longo da história. O currículo o levou à seleção brasileira e ao Real Madrid.
Todavia, por alguma razão, faz anos que não realiza trabalhos exepcionais, como os dos anos 90 no Bragantino, Palmeiras e Corinthians.
O último desempenho sensacional dos times de Luxa foi o do Cruzeiro, campeão brasileiro em 2003.
O Santos que ganhou o brasileirão de 2004 era ótimo, mas tinha elenco bem superior ao do Furacão, vice-campeão.
Depois, em Madri, na Vila Belmiro e no Palestra Itália, a história tem se repetido.
Por ter atingido um patamar profissional elevado, fez várias exigências para aceitar ofertas profissionais e montou os bons Santos e Real Madrid, o mediano Palmeiras e por enquanto, o ruim Atlético MG.
Eu também acho que o Galo vai melhorar. Entretanto, não sei se o bastante para alegar o torcedor.
Ainda compensa apostar nas convicções de Luxa?
Alguma coisa especial precisa acontecer para justificar altos investimentos.
Ou futebol maravilhoso, tal qual o do Peixe. Ou resultados de expressão.
Títulos estaduais, por exemplo, não valem.
Hoje, se mandarem Luxemburgo embora, além de pagarem a rescisão, os diretores atleticanos terão que encontrar quem saiba trabalhar com esse grupo de atletas. Estão quase mãos atadas.
Por isso, a saída é manter Luxemburgo.
Mas no lugar doutros cartolas, torcedores e jornalistas, caso nada acima da média aconteça em campo com este Atlético MG, pensaria vinte vezes antes de acreditar que junto com Luxa chega também o futebol bonito e campeão.
Ainda compensa apostar em Vanderlei Luxemburgo?
Fonte Blog do Birner
9 de Agosto de 2010
Avalie esta notícia:
20
20
VEJA TAMBÉM
- Venda de Marcos Antônio pode afetar planejamento do São Paulo para 2026- De saída: São Paulo conclui venda de Rodriguinho ao Bragantino
- Como vai funcionar? Tudo o que você precisa saber sobre a votação do impeachment de Julio Casares
- Troca em jogo: São Paulo pode negociar Alisson com o Corinthians
- Joia da base sobe ao profissional e pode reforçar lateral do São Paulo