Nesta sexta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, promete anunciar o substituto do gaúcho Dunga, no comando técnico da Seleção Brasileira. O favorito para o cargo é Mano Menezes, treinador do Corinthians e conterrâneo do antigo treinador. Aliás, também vem do Rio Grande do Sul, o comandante do penta, em 2002, Luís Felipe Scolari, que voltou recentemente ao Palmeiras.
O estilo de jogo gaúcho parece mesmo fazer escola. Entre os 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, quatro são dirigidos por treinadores do Rio Grande do Sul. Além dos dois paulistas, Internacional e Atlético-PR também têm comandantes dos Pampas, Celso Roth e Paulo César Carpegiani, respectivamente.
Campeões das últimas seis edições do Brasileirão, Rio de Janeiro e São Paulo dominam, também, os bancos de reservas da série A. Cada um de seu jeito e a seu estilo. À frente dos clubes, são sete paulistas – Muricy Ramalho, Emerson Leão, Dorival Júnior, Silas, Estevam Soares, Vagner Mancini e Toninho Cecílio –, e seis cariocas – Vanderlei Luxemburgo, Joel Santana, Antônio Lopes, Ricardo Gomes, Rogério Lourenço e Paulo César Gusmão. O paranaense Cuca, do Cruzeiro, e o pernambucano Roberto Fernandes, do Atlético-GO, também fazem parte dessa lista.
Terra de técnicos vitoriosos, como Telê Santana e Carlos Alberto Silva, Minas Gerais tem apenas um representante na primeira divisão. Mesmo assim, é ainda pouco conhecido, já que Ricardo Silva foi efetivado apenas neste ano pelo Vitória. Um detalhe que poucos conhecem é que o técnico Andrade, campeão brasileiro de 2010, é mineiro, de Juiz de Fora. Atualmente, o ex-treinador do Flamengo está sem clube, desde que foi demitido do clube carioca, ainda no primeiro semestre.
Outra curiosidade: os 20 técnicos do Campeonato Brasileiro tiveram – como jogadores – experiências dentro das quatro linhas. A maioria, como zagueiro. Entre eles, são oito ex-defensores, cinco ex-meias, três ex-atacantes, dois ex-goleiros, um ex-volante e um ex-lateral.
O presidente Ricardo Teixeira disse que anunciará o comandante da Seleção Brasileira nesta sexta-feira. No início da próxima semana, o novo treinador já fará a primeira convocação para o amistoso contra os Estados Unidos, em agosto.
Treinadores de todo o Brasil vivem expectativa de um convite da CBF
Gaúcho Mano Menezes é o favorito para assumir o cargo na Seleção Brasileira
Fonte Globo Esporte
22 de Julho de 2010
Avalie esta notícia:
9
14
VEJA TAMBÉM
- Rescisão encaminhada? Oscar negocia rescisão com o São Paulo e prepara anúncio de aposentadoria- Elenco de volta? São Paulo anuncia data de retorno de jogadores para preparação do Paulistão 2026
- Negociações encerradas? São Paulo desiste de craque de time da Europa após manifestar querer jogar em outro time
- Entre reação e frustração, Crespo fecha retorno turbulento ao São Paulo
- REFORMULAÇÃO: São Paulo volta ao SuperCT com limpa no elenco e poucas chegadas para 2026