Nem jogo, muito menos abertura. O estádio do Morumbi está praticamente fora da Copa do Mundo de 2014. Se na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, não for apresentada a viabilidade financeira para o projeto aprovado pela Fifa, o Comitê Organizador Local não irá mais aceitar pedidos de maior prazo ou mudanças.
- São Paulo tem de apresentar até o próximo dia 14 de junho a viabilidade do quinto projeto apresentado, aquele que foi aprovado pela Fifa. Se isso não acontecer, o Comitê Organizador Local vai enviar aos representantes de São Paulo a nossa decisão – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF.
O assunto Morumbi voltou a entrar na pauta da CBF nesta quarta-feira depois que a “Folha de S.Paulo† publicou matéria dizendo que a intenção de São Paulo é abrir mão da abertura da Copa do Mundo e buscar a aprovação de um projeto mais barato, de um estádio sem as exigências solicitadas para o jogo inaugural.
Como o comitê paulista já teve quatro outros projetos reprovados pela entidade máxima do futebol mundial, o Comitê Organizador Local (LOC) acredita que o Morumbi já teve todas as suas chances e que não há mais tempo, levando em consideração que o Brasil tem recebido críticas da Fifa por conta do atraso.
Há a possibilidade de um plano B, que seria a construção de um novo estádio na capital paulista. Só que nesse caso o projeto já teria de ser enviado com a viabilidade financeira. Mas sendo assim o São Paulo não poderia tentar uma nova cartada? Não. Justamente por a relação com o LOC estar desgastada.
O principal problema para o Morumbi é justamente o financiamento. Embora o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tenha disponibilizado R$ 400 milhões para cada estádio, o São Paulo Futebol Clube não conseguiu apresentar as garantias necessárias para receber o recurso.
Esse mesmo problema atinge os outros dois estádios privados que pretendem receber a Copa do Mundo de 2014: Arena da Baixada, em Curitiba, e Beira-Rio, em Porto Alegre. Todas as outras nove sedes terão estádios bancados pelo estádio.
Em nota oficial, o Comitê Paulista disse que na próxima segunda-feira vai enviar novo projeto de requalificação do Morumbi. Mas ele não deve ser aceito.
Morumbi está praticamente fora da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Depois de quatro projetos reprovados, São Paulo quer mudar o quinto, que foi aprovado pela Fifa. Manobra não será aceita pelo Comitê Local
Fonte Globo Esporte
9 de Junho de 2010
Avalie esta notícia:
17
64
VEJA TAMBÉM
- Reforços a caminho? São Paulo tem negociações avançadas com lateral e atacante- Casares tenta reagir a processo de impeachment e intensifica articulações internas
- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol
- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação