O clássico entre São Paulo e Palmeiras, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, tem dois tabus, um a favor e outro contra o time mandante. No encontro das 20h30m (de Brasília) desta quarta-feira, no Morumbi, o Tricolor Paulista defende uma invencibilidade de 15 partidas diante do rival do Palestra Itália. Em contrapartida, o Alviverde já conseguiu vencer um clássico regional nesta temporada, algo que seu oponente ainda não fez.
O clássico terá transmissão para todo país pelo canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo, com vídeos exclusivos, a partir das 20h.
O São Paulo (quatro pontos, na 11ª posição) disputou cinco clássicos até agora na temporada, todos pelo Campeonato Paulista, e não venceu nenhum. Contra o Corinthians, derrota por 4 a 3. Na partida com o Palmeiras, quando o time verde vivia um momento conturbado pela troca de treinador – Antônio Carlos Zago assumiu o time naquela disputa -, nova derrota por 2 a 0. Contra o Santos, três confrontos e três tropeços, sendo as últimas duas pelas semifinais do Estadual (2 a 1, 3 a 2 e 3 a 0).
- No Brasileiro (de 2009) não perdemos nenhum clássico. Neste Paulista, todos os resultados, com exceção de uma semifinal contra o Santos, foram disputados antecedendo um jogo da Libertadores, que era a nossa prioridade e nunca escondemos isso – justificou o técnico são-paulino Ricardo Gomes.
Vencedor de dois clássicos no ano – bateu o Santos (4 a 3) e o São Paulo (2 a 0) no Paulistão - , o Palmeiras (sete pontos, na quarta colocação) tem uma marca negativa no Morumbi. Há 15 partidas a equipe palestrina não sabe o que é vencer o Tricolor Paulista na casa do rival. Ao todo foram 10 vitórias do São Paulo e cinco empates.
- Vamos tentar na superação porque é notório que o São Paulo vem jogando um futebol mais competitivo e eficiente que o Palmeiras. É difícil bater o São Paulo no Morumbi, mas o Palmeiras fez jogos que ninguém esperava. A camisa do Palmeiras pesa e nesse clássico vamos dar nosso melhor. A concentração tem de estar no limite – comentou o zagueiro Danilo.
Tricolor mantém humildade
Apesar do ótimo momento vivido na temporada, o São Paulo não quer saber de favoritismo para o clássico. Todos mostram respeito pelo rival e sabem que o time terá de repetir o que fez nos jogos contra Cruzeiro e Internacional para sair de campo com a vitória.
- O Palmeiras vem de uma vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio, time que quase eliminou o Santos da Copa do Brasil. Não podemos dizer que o Palmeiras é um time fraco. Os dois times têm desfalques. Será um jogo muito parelho - avisou o goleiro e capitão Rogério Ceni.
O time irá a campo com desfalques. O zagueiro Miranda e o volante Rodrigo Souto, com lesões na panturrilha, foram vetados pelo departamento médico. Eles serão substituídos por Xandão e Jean. No restante, é a força máxima que garantiu presença na semifinal da Taça Libertadores da América e que venceu em pleno Beira-Rio no último domingo.
- Confio nos dois que vão entrar. O Xandão muda o posicionamento da defesa, mas sempre entrou muito bem. E o Jean também é grande jogador - lembrou o treinador.
Palmeiras misterioso
Sem poder contar com quatro jogadores do sistema defensivo, o técnico interino Jorge Parraga preferiu adotar o ar misterioso e não comentar sobre os substitutos de Marcos Assunção e Pierre, ambos suspensos, Léo (lesionado) e Armero (que integra a seleção colombiana). O treinador também evitou falar sobre o sistema que a equipe adotará no clássico, mas é provável que o time jogue com três zagueiros - Danilo, Maurício Ramos e Leandro Amaro.
- Vou aumentar os meus cabelos brancos para pensar mais (sobre a escalação). Vamos procurar fazer o nosso melhor em campo e confiar em quem entrar na equipe – limitou-se a dizer Parraga.
Entre os jogadores, a conversa é que a postura que o time apresentou na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio, na última rodada, deve ser mantida. O zagueiro Danilo salientou que a equipe deve entrar no Morumbi concentrada e atenta aos perigos que o São Paulo pode apresentar no decorrer da partida.
- Precisamos ter calma.Não adianta jogar um partida bem e depois ir ao Morumbi e não jogar. Do meio para frente, temos jogadores para resolver, mas o principal é tentar repetir a aplicação tática de sábado - comentou o camisa 23.
SÃO PAULO X PALMEIRAS Rogério Ceni; Alex Silva, Xandão e Richarlyson; Cicinho, Jean, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão. Marcos; Leandro Amaro, Maurício Ramos e Danilo; Vitor, Edinho, Márcio Araújo, Cleiton Xavier, Lincoln e Gabriel Silva; Ewerthon
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Jorge Parraga
Estádio: Morumbi. Data: 26/05/2010. Horário: 20h30m. Ãrbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza. Auxiliares: Ednilson Corona e Emerson Augusto de Carvalho
Transmissão: O Premier transmite a partida pelo sistema pay per view a partir das 20h30m
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real a partir das 20h30m
Em busca de afirmação, São Paulo e Palmeiras encaram tabus no Morumbi
Após cinco tentativas, Tricolor ainda não venceu um grande do estado neste ano, enquanto Alviverde amarga 15 jogos sem vitórias na casa do rival
Fonte Globo Esporte
26 de Maio de 2010
Avalie esta notícia:
3
0
VEJA TAMBÉM
- Casares tenta reagir a processo de impeachment e intensifica articulações internas- São Paulo fecha com Lucas Ramon e tenta liberação imediata junto ao Mirassol
- Rebaixado com o Fortaleza, Breno Lopes vira alvo do São Paulo para 2026
- Boca Juniors mira Calleri e São Paulo avalia possível reestruturação
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River