Há 218 anos, Joaquim José da Silva Xavier era enforcado, vítima da condenação por assumir os atos revolucionários contra a cobrança de impostos e o domínio português.
Por isso, em todo 21 de abril se celebra o Dia de Tiradentes. Em 21 de abril de 2010, o São Paulo espera, ao contrário do mártir da Inconfidência Mineira, tirar a corda do pescoço no jogo diante do Once Caldas (COL), às 21h50, no Morumbi.
Os inconfidentes tricolores também sentem a necessidade de promover uma revolução. Os fracassos seguidos em mata-matas, as eliminações nas últimas edições da Libertadores, sempre prioritária no Morumbi, e as declarações de atletas e dirigentes após a derrota para o Santos deixaram Ricardo Gomes e seus jogadores à beira da forca.
Embora não necessariamente decida a vaga nas oitavas de final e ainda faça parte da fase de grupos da competição sul-americana, o duelo contra o Once Caldas tem o peso de uma revolução. Uma vitória, dependendo de outros resultados, pode dar ao São Paulo uma das melhores campanhas entre os 32 participantes da Libertadores e, por isso, vantagens até chegar à decisão.
O empate ou a derrota, por outro lado, podem jogar o tricampeão para a parte inferior da lista de classificados, na segunda colocação, o que traria rivais mais fortes e o peso de precisar decidir longe do Morumbi.
Se no século 18 o grupo de intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros era movido por ideais republicanos, os são-paulinos do século 21 têm como motivações a busca pela paz e a reconquista da América.
– Temos de mudar o ambiente e só vencendo as coisas vão mudar. Não vai ficar assim e o filme não vai se repetir. Com uma vitória, podemos dar uma reviravolta e crescer novamente – decretou o volante Hernanes.
Com palavras firmes e liderança ascendente, o camisa 10 é candidato a herói da Inconfidência Tricolor. Dia de Hernanes? O 21 de abril pode se tornar dia de qualquer atleta, se não for homenagem à execução.
– Queremos que seja diferente e temos a chance de criar um ambiente vitorioso. Não deixamos de ser fortes – afirmou o mártir são-paulino.
Inconfidência Mineira
O que foi?
Em 1789, parte da elite de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais, conspirou, baseada em ideais de República, contra o domínio português no Brasil. Movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis, que traiu os demais inconfidentes.
O quinto
A Coroa portuguesa cobrava 20% do ouro extraído anualmente. A derrama era a cobrança de atrasados, que chegava até mesmo a confiscar bens dos devedores.
Tiradentes
A versão que o coloca como mártir é contestada. Assumiu os atos e, por isso, foi o único entre os condenados a receber pena de morte: enforcado em 1792.
São Paulo: vitória para tirar a corda do pescoço
No Dia de Tiradentes, Tricolor busca vitória sobre Once Caldas para fugir da forca: é a revolução!
Fonte Lance!
21 de Abril de 2010
Avalie esta notícia:
12
5
VEJA TAMBÉM
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro
- Reformulação completa!! São Paulo anuncia contratação de mais de 10 profissionais para o departamento médico do Tricolor
- BARCA TRICOLOR: São Paulo chega a 10 saídas em 2025 e enxuga elenco para Crespo
- Julio Casares contrata criminalista renomado para atuar em investigação no São Paulo