Falta de grana mina o Morumbi

Fonte Jornal da Tarde
Os projetos apresentados pelo São Paulo para receber a abertura e outros jogos importantes da Copa nunca entusiasmaram a Fifa. Mas a decisão de excluir o Morumbi do Mundial é motivada sobretudo por outro motivo: a falta de dinheiro.
Os dirigentes acreditam ser impossível o São Paulo executar seus planos. Não haverá verba para tantas modificações no estádio de 50 anos, dizem. A estimativa feita por especialistas é de que as obras vão custar pelo menos R$ 1 bilhão. E o clube não pode se utilizar de dinheiro público por se tratar de uma arena privada, ao contrário do Maracanã, por exemplo, que pertence ao Estado do Rio. O São Paulo conseguiria no máximo R$ 400 milhões de linha de crédito especial do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e teria de se virar com o restante.
A Fifa acredita que o presidente Juvenal Juvêncio pretende “jogar com o tempo†. E, fazendo isso, na última hora acabaria recebendo ajuda da Fifa e do próprio governo, que não poderiam ver a realização da Copa em risco. A entidade foi obrigada recentemente a mandar dinheiro para a África do Sul para a conclusão das obras no país.
Um alto executivo da Fifa afirmou ontem ao JT que para evitar esse tipo de risco a decisão é excluir o Morumbi antes. O anúncio oficial deverá ocorrer apenas depois da Copa da África, provavelmente em setembro.
Até que seja oficializada a saída do estádio são-paulino do evento, as entidades vão negar o fato. Ontem, diante da grande repercussão da notícia publicada pelo JT, a Fifa divulgou nota por meio da qual afirmou “não ter tomado nenhuma decisão† em relação ao tema. Disse que o Morumbi continua em seus planos, mas deixou claro que espera melhorias em vários aspectos. Apesar do comunicado, a decisão já está tomada.
Os elogios feitos pelo secretário-geral Jérôme Valcke ao último projeto do Morumbi foram um pedido do presidente da CBF. Ricardo Teixeira lhe pediu que amenizasse as críticas para diminuir a pressão sobre o São Paulo e a polêmica no Brasil.
Até o prefeito Gilberto Kassab sabe da informação. E ele já mostrou a pessoas da Fifa o projeto da arena multiuso em Pirituba. Na opinião de pessoas ligadas à Prefeitura, é muito mais lógico construir um estádio novo, moderno, com várias utilidades, do que gastar um valor parecido para “apenas† reformar o Morumbi.
Kassab, no entanto, vai negar tudo até que a Fifa anuncie oficialmente a exclusão do estádio. Ele defende o Morumbi e continua trabalhando ao lado de dirigentes são-paulinos. A notícia publicada ontem pegou de surpresa o São Paulo, mas não o prefeito.
No Brasil
CBF pretende esconder o secretário da Fifa
A CBF pretende isolar o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, desde seu desembarque amanhã no Rio de Janeiro. Um carro da entidade vai pegar o dirigente dentro do aeroporto. Valcke será blindado em sua estada no País.
Repercussão
São Paulo
O clube preferiu não se pronunciar oficialmente sobre a possível saída do Morumbi da Copa do Mundo de 2014. O presidente Juvenal Juvêncio, em entrevista à rádio Jovem Pan, explicou que não acredita em um veto ao estádio. “Não existe chance de a cidade ficar fora da Copa e o Morumbi seria o local mais adequado†, afirmou
o dirigente.
Comitê local
O Comitê Executivo Paulista divulgou uma nota dizendo que não existe plano B da cidade para a Copa. “Reiteramos que o estádio indicado para sediar os jogos da Copa de 2014 em São Paulo é o Morumbi.† A entidade aposta que o Tricolor vai conseguir atender a todas as exigências da Fifa em seu novo projeto que será enviado amanhã.
Ministério
Orlando Silva Jr., Ministro do Esporte, não confirmou se vai se reunir com Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que estará em visita ao Brasil nos próximos dias e pretende ir a Brasília. Segundo sua assessoria, quem vai definir os estádios para a Copa de 2014 é a Fifa e o ministério não pretende interferir nisso, qualquer que seja a decisão.
Fifa
A Fifa se pronunciou a respeito do veto ao Morumbi e disse que o estádio continua nos planos para a Copa e que passará por análises técnicas. O comunicado diz ainda que a entidade aguarda as melhorias no projeto do estádio e que Jérôme Valcke estará no Brasil, mas que sua vinda nada tem a ver com o Morumbi.
Avalie esta notícia: 8 35
VEJA TAMBÉM
- Troca confirmada! São Paulo confirma troca de jogador por craques com o River
- Antony voltando? Atacante declara seu amor ao São Paulo e reafirma volta no futuro
- Reformulação completa!! São Paulo anuncia contratação de mais de 10 profissionais para o departamento médico do Tricolor
- BARCA TRICOLOR: São Paulo chega a 10 saídas em 2025 e enxuga elenco para Crespo
- Julio Casares contrata criminalista renomado para atuar em investigação no São Paulo



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net