Gomes ignora "bom tabu" e minimiza experiência em mata-mata
Fonte Gazeta Esportiva
10 de Abril de 2010
O técnico Muricy Ramalho era exaltado pela torcida do São Paulo, mas, apesar do tricampeonato brasileiro, sempre foi questionado sobre o mau desempenho em mata-matas. Sem vencer uma competição com fase eliminatória desde 2005, quando Paulo Autuori levou o clube à taça na Libertadores e no Mundial, o Tricolor busca agora quebrar o tabu neste Campeonato Paulista.
Mas o atual comandante são-paulino, Ricardo Gomes, não quer ouvir falar em jejum e ironiza o assunto. "Esse tabu é bom. Não teve sucesso em mata-mata, mas ganhou três Brasileiros (por pontos corridos). Desde 2005, o time vem conquistando títulos importantes e não vai ser diferente este ano".
Gomes ainda destacou seu próprio desempenho em competições com mata-mata, já que venceu três torneios na Europa (Copa da França e Copa da Liga Francesa de 1998, pelo Paris Saint-Germain; e Copa da Liga Francesa de 2007, pelo Bordeaux). Já no futebol nacional, sob o comando do Vitória, conquistou a Copa do Nordeste de 1999. No entanto, o treinador adverte que este tipo de competição é imprevisível.
"Tive alguma experiência nos clubes europeus. Mas, em mata-mata, não existe a experiência, porque é diferente dos pontos corridos. Há uma parte de sorte importante. De repente, você joga muito bem e o cara acha um gol no contra-ataque. Você se arrisca muito mais e o jogo é diferente", afirmou.
Mas o treinador não tem apenas boas histórias de disputa de mata-mata. Enquanto pressionava o dedo indicador direito contra o pescoço, Gomes recordou a perda da Recopa europeia de 1997, quando ainda dirigia o PSG.
"Aquela final ficou engasgada. Perdemos para o Barcelona, com um gol de pênalti do Ronaldo", lamenta o técnico.
A partir deste domingo, Gomes terá mais uma história para contar, seja com final feliz ou triste. O treinador encara sua primeira fase eliminatória pelo São Paulo, na semifinal do Paulistão, contra o Santos.
"O grande lance é ganhar o primeiro jogo e administrar o segundo, mas mata-mata não tem uma lógica. O importante é ter um bom time", sintetizou.
O duelo deste domingo será no Morumbi. Uma semana depois, o clássico será na Vila Belmiro. Quem sair vencedor do San-São duelará na final do Estadual contra o ganhador do encontro entre Santo André e Grêmio Prudente.
Avalie esta notícia:
6
8
VEJA TAMBÉM
- BARCA TRICOLOR: São Paulo chega a 10 saídas em 2025 e enxuga elenco para Crespo- Julio Casares contrata criminalista renomado para atuar em investigação no São Paulo
- Novo reforço? São Paulo tenta contratação de meia Lima do Fluminense
- NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia
- Destaque absoluto no Morumbi, meia entra no radar do Flamengo para próxima temporada