Nenhum jogador do São Paulo consegue caminhar solitário pelo CT da Barra Funda. No gramado, vestiário, na concentração... Onde quer que estejam, alguém o segue.
São as sombras que incomodam os atletas, mas deixam Ricardo Gomes feliz da vida. Para o técnico, a presença de um reserva à altura para quase todos os titulares é um dos principais responsáveis pela melhora de rendimento do Tricolor.
Dagoberto é um dos exemplos. Até o ano passado, não havia no Morumbi um atacante com suas características: rápido, driblador e que atua aberto pelas pontas. Com a chegada de Fernandinho, o camisa 25 já ostenta seu melhor início de ano desde que chegou, em 2007: fez quatro gols e deu três assistências.
A maior disputa de 2010, porém, encontra-se no meio de campo. Léo Lima, que já foi sombra de tantos companheiros até recuperar a vaga de titular, agora é acompanhado de perto por Jorge Wagner, outrora intocável, e Marcelinho Paraíba.
– Estou correndo atrás. Este é um grupo qualificado, de grandes jogadores, reunimos virtudes com a chegada desses reforços. É uma luta difícil e diária, mas estou procurando meu espaço – afirmou Jorge.
A motivação do camisa 7 para, no banco, seguir lutando para retornar à equipe titular é o grande desafio de Ricardo Gomes. No planejamento de 2010, comissão técnica e diretoria decidiram montar um elenco capaz de disputar em alto nível não apenas a Copa Libertadores, prioritária, mas também o Paulista e o Brasileirão.
– Temos de manter o jogador motivado porque foi nossa escolha para este ano. Priorizar a Libertadores sem descartar o Paulista e já pensando também no Campeonato Brasileiro. É um elenco forte para atacar todo o ano – confirmou o comandante.
As sombras tricolores também permitem a Ricardo usar o banco para instigar os jogadores. Cicinho, Richarlyson e Marcelinho Paraíba são alguns dos que já amargaram (ou ainda amargam) a reserva depois de uma sequência de atuações abaixo da média. No ritmo “sombrio† de intensa competição, o time soma cinco vitórias consecutivas. E quer mais.
Confira as sombras de cada posição:
Lateral direita: Cicinho foi contratado para ser titular, era o jogador que Ricardo Gomes queria para implantar o 4-4-2. Porém, a forma física deficiente voltou a abrir portas para Jean que, segundo o treinador, está “comendo a bola† nas últimas rodadas.
Zaga: Alex Silva está muito bem ao lado de Miranda, mas sabe que não pode vacilar. Afinal, Xandão, um dos menos badalados reforços de 2010, começou muito bem e conquistou a torcida com personalidade. Nos últimos jogos, seu rendimento caiu.
Marcação: O estiramento na coxa esquerda pode ter sido fatal para Richarlyson, que ficará fora por cerca de um mês. Tempo para que Rodrigo Souto se firme na proteção dos zagueiros. O jogador foi elogiado depois da vitória sobre o Mogi Mirim.
Criação: Hoje, Léo Lima é dono da posição. Sua criatividade seduz o técnico, fã de seu futebol. À espreita, estão Jorge Wagner e Marcelinho Paraíba. O primeiro tem entrado bem.
Ataque: Em 2010, Dagoberto finalmente ganhou uma sombra com suas características. Xodó de Ricardo Gomes, Fernandinho é opção para dar mais velocidade e intensidade pelos lados. Treinador ainda espera por suas melhores condições físicas e técnicas.
São Paulo: um time repleto de sombras
Elenco do Tricolor credencia crescimento da equipe à disputa intensa em todos os setores do campo
Fonte Lance!
23 de Março de 2010
Avalie esta notícia:
17
6
VEJA TAMBÉM
- Novo reforço? São Paulo tenta contratação de meia Lima do Fluminense- NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia
- Destaque absoluto no Morumbi, meia entra no radar do Flamengo para próxima temporada
- São Paulo acerta bases e fica perto de contratar Lucas Ramon para 2026
- Reforço de peso? São Paulo mira Allan, do Flamengo, e estuda empréstimo para 2026