Capital mundial do café. Assim é conhecida Manizales, cidade em que a delegação do São Paulo chegou na terça, enfrentará o Once Caldas (COL) na quinta-feira, e ficará hospedada até a próxima sexta.
Combustível energético, característica da composição da bebida. É disso que o elenco tricolor precisa para superar as quase 12 horas de voo de terça-feira, a altitude (2.153 metros), que não é tão prejudicial, a ausência de alguns jogadores e também a do treinador Ricardo Gomes, substituído pelo auxiliar técnico Milton Cruz neste confronto.
Manizales ficou conhecida como “capital mundial do café† pelo fato de, anualmente, desde 1951, realizar uma feira, já nos primeiros dias de janeiro, que reúne representantes de países produtores e consumidores de café de diferentes países. Neste ramo, a Colômbia se gaba como produtora do café mais aromático e mais suave do mundo.
Saiba como fazer o café tricolor
Mas o Brasil também tem o seu pontencial no ramo. Inclusive, é o maior exportador e segundo maior consumidor do mundo. Jorge Wagner que o diga. O camisa 7 é um dos jogadores do elenco que aprecia a bebida. Inclusive, vai tomar em Manizalez parar saber qual a diferença. Além dele, Miranda e Marlos, como mostra a foto, também vão provar.
São Paulo e Paraná são dois dos estados que mais produzem café no Brasil. De lá vieram oito jogadores do elenco tricolor - Denis, Alex Silva, Xandão, Cicinho e Sérgio Mota representando os paulistas enquanto Rogério Ceni, Miranda e Marlos, os paranaenses. Londrina, no Paraná, já chegou a exportar cerca de 60% de todo o café do mundo, sendo, oficialmente, a capital mundial da bebida naquela época.
Com um combustível a mais, o Tricolor espera por sua segunda vitória na Libertadores. De quebra, com o triunfo, assume a liderança do Grupo 2. Dentro de campo, um dos representantes do Brasil na Libertadores quer mostrar que o verdadeiro café, que colhe os melhores resultados, é brasileiro. Manizales pode se considerar a capital, mas o Sampa quer provar o contrário.
Produção de café na Colômbia e no Brasil
Café colombiano
Já no aeroporto de Bogotá, capital do país, a propaganda sobre o café colombiano começa nos corredores até a imigração. A característica do produto é de se fazer produzir o café mais aromático e suave do mundo. Desde o início do ano passado, a exportação é vasta.
Café brasileiro
Reponsável por 30% do total mundial, o Brasil é o maior produtor de café, além de segundo maior consumidor, atrás dos EUA. A produção se concentra em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo, na região nordeste no estado da Bahia, e no Norte, com destaque para Rondônia.
Com a palavra
Moraci Sant’anna - Preparador físico
"O café sempre esteve presente nos vestiários, alguns jogadores gostam, outros não. Mas até a Copa do Mundo de 1990, o seu consumo era proibido pela Fifa. Não podia tomar café durante as 24 horas antes da partida, senão poderia acusar no doping.
Mas, para a cafeína ser estimulante, é preciso uma quantidade muito grande. Dois ou três cafezinhos não são estimulantes, seria em uma quantidade bem maior. Na altitude, tem-se usado energéticos, que possuem mais cafeína, o que dá mais oxigenação. Porém, o ideal para essas condições é estar bem fisicamente."
São Paulo enfrenta colombianos na terra do café
Tricolor quer provar contra o Once Caldas que o Brasil tem o melhor café
Fonte Lance!
24 de Fevereiro de 2010
Avalie esta notícia:
7
2
VEJA TAMBÉM
- Agora ele vem? São Paulo ainda tenta contratação de Marcos Leonardo que está fora dos planos de time saudita- Craque encaminhado? São Paulo avança na contratação de lateral direito de time rival!
- Troca bombastica travada? São Paulo tenta encaminhar troca de jogadores com rival mas vive impasse na negociação
- Tricolor desiste de contratação? São Paulo tenta contratação de volante mas desiste por questões financeiras
- Mesmo após polêmica com o TecFut, São Paulo mantém metodologia e aposta em Cotia para a Copinha 2026