O São Paulo terá uma ausência importante justamente no jogo em que mais precisa de gols. Jonathan Calleri está suspenso e não poderá enfrentar o Boca Juniors nesta terça-feira (15), às 21h30, no MorumBIS, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana.
Sem seu principal centroavante, Dorival Júnior terá de reorganizar o setor ofensivo para uma partida em que o Tricolor precisa buscar o resultado. Entre as alternativas disponíveis, Gustavo Santana aparece como o nome mais forte para assumir a vaga.
Gustavo Santana larga na frente
O jovem atacante ganhou espaço nas últimas semanas e já mostrou que pode ser uma alternativa importante para Dorival. Gustavo Santana marcou na vitória sobre o Red Bull Bragantino e chegou a entrar justamente no lugar de Luciano durante o primeiro confronto contra o Boca, na Bombonera.
Além disso, o atacante foi preservado no clássico contra o Palmeiras, aumentando a possibilidade de começar a decisão da Sul-Americana entre os titulares.
O que muda sem Calleri?
A presença de Gustavo Santana muda algumas características do ataque são-paulino. Calleri é uma referência mais fixa dentro da área, utiliza bastante o jogo físico e costuma prender os zagueiros adversários.
Gustavo, por outro lado, oferece mais mobilidade e velocidade. O jovem pode sair da área, trocar posições e atacar espaços, algo que pode ser importante diante de um Boca que chega ao MorumBIS com a vantagem conquistada no jogo de ida.
Luciano pode ser fundamental
A tendência é que Luciano esteja à disposição para a partida. O camisa 10 vinha sendo acompanhado após apresentar um edema na região posterior da coxa e acabou preservado no Choque-Rei.
Com Calleri suspenso, Luciano ganha ainda mais responsabilidade. Uma possibilidade é que ele forme a dupla ofensiva com Gustavo Santana, dando ao São Paulo um ataque com bastante movimentação.
André Silva também é alternativa
Dorival ainda conta com André Silva, jogador com características mais próximas às de um centroavante de referência. No entanto, o atacante perdeu espaço nas últimas partidas, enquanto Gustavo Santana cresceu na disputa por oportunidades.
Por isso, neste momento, a utilização de André Silva desde o início aparece como uma possibilidade menos provável.
E se Dorival jogar sem um centroavante fixo?
Existe ainda uma terceira possibilidade: montar um ataque mais móvel, sem um camisa 9 de referência, utilizando Luciano mais adiantado e aproximando outros jogadores do setor ofensivo.
Seria uma mudança maior na maneira de jogar justamente em uma partida decisiva. Por isso, a tendência é que Dorival mantenha a estrutura que a equipe vem utilizando e escolha um substituto direto para Calleri.
Quem deve substituir Calleri contra o Boca?
Pelo momento e pelas escolhas recentes da comissão técnica, Gustavo Santana aparece como favorito para comandar o ataque do São Paulo. A definição, porém, acontecerá apenas com a escalação oficial antes da partida.
E você, torcedor? Escalaria Gustavo Santana, André Silva ou mudaria o ataque para enfrentar o Boca? Deixe sua escolha nos comentários.

Jesus é o nome da vez
Gustavo Santana