O clima político no São Paulo Futebol Clube atinge seu ponto de ebulição nesta quinta-feira (23). O Conselho Deliberativo inicia, às 22h, a votação que definirá o futuro dos conselheiros Vinicius Pinotti e Fábio Mariz. Ambos são acusados de responsabilidade no vazamento de áudios que expuseram o escândalo de exploração irregular do camarote 3A no Estádio do Morumbis.
A votação ocorrerá de forma híbrida e secreta, estendendo-se até as 17h desta sexta-feira (24). Para que a punição seja aplicada, basta a maioria simples dos votos dos conselheiros presentes no sistema.
As Punições Sugeridas
A Comissão de Ética do clube, após analisar o caso, recomendou a rejeição de todas as preliminares de defesa e sugeriu penas rigorosas:
Vinicius Pinotti: Recomendação de 300 dias de suspensão.
Fábio Mariz: Recomendação de 360 dias de suspensão.
O parecer final aponta que os conselheiros agiram em articulação com terceiros para obter e divulgar de forma seletiva conteúdos que deveriam ser tratados internamente, causando, segundo o relator Antonio Patiño Zorz, dano à imagem institucional do São Paulo.
O "X" da Questão: Eleições 2026
Para além da questão disciplinar, a votação é tratada nos bastidores como um movimento estratégico de xadrez político. Vinicius Pinotti é um dos nomes mais fortes da oposição para a eleição presidencial prevista para o final deste ano.
O Impacto: Caso a suspensão de 300 dias seja confirmada, Pinotti ficará automaticamente inelegível, sendo impedido de registrar sua candidatura para o próximo triênio.
Esse cenário favorece o atual grupo situacionista, que já articula um movimento pela reeleição de Harry Massis, o presidente que assumiu o mandato tampão após a renúncia de Julio Casares e vem tentando estabilizar o clube em meio à maratona de jogos e pressões sobre o técnico Roger Machado.
Origem da Denúncia
Curiosamente, a representação que deu origem ao julgamento foi feita por Douglas Schwartzmann, ex-diretor que foi expulso do clube justamente por sua participação no "Caso Camarote". A Comissão de Ética entendeu que, embora a denúncia sobre as irregularidades no camarote pudesse ser legítima, a forma como os áudios foram vazados à imprensa configurou violação dos deveres estatutários.
O resultado desta votação não apenas definirá o destino de dois conselheiros, mas traçará o rumo da política tricolor pelos próximos três anos.
A suspensão de um candidato da oposição às vésperas de uma eleição sempre gera debates acalorados sobre "perseguição política" vs. "rigor estatutário". Você acredita que o Conselho deveria focar na gravidade do vazamento ou que a punição deveria ser revista para não interferir no processo democrático do clube?
Palavras-chave: São Paulo FC, Vinicius Pinotti, Fábio Mariz, Conselho Deliberativo SPFC, Caso Camarote Morumbis, Harry Massis, Eleições São Paulo 2026, Política São Paulo.
São Paulo vota suspensão de conselheiros por vazamento de áudio; futuro político está em jogo
O Conselho Deliberativo do São Paulo FC vota a suspensão dos conselheiros Vinicius Pinotti e Fábio Mariz. Acusados de vazar áudios do "Caso Camarote", a punição pode alterar o cenário das eleições presidenciais de 2026.
23 de Abril de 2026
Avalie esta notícia:
9
2
VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Mirassol se enfrentam em duelo decisivo no Campeonato Brasileiro: Saiba como assistir- Filho de ídolo do São Paulo treina entre os profissionais do clube pela primeira vez
- Harry Massis quebra o silêncio e banca permanência de Rui Costa e Roger Machado
- Bobadilla retorna e Lucas Inicia transição física no São Paulo
- EXCLUSIVO: São Paulo monta plano para Roger Machado ter estabilidade no comando
Eles deveriam receber um premiação
oq virou o clube em vagabundos pilantras ficando ricos ao custo do clube aí quando alguém vaza um áudio os vagabundos quer punir vai vendo cm estão as coisas no clube
o cara que abriu a caixa de pandora vai ser punido pq soltou na imprensa .... é inacreditável o que ta acontecendo dentro do sao paulo, e sendo julgado pela denuncia do cara que foi expulso ..... concluindo o que to vendo, Pinotti tinha que ser presidente do sao paulo que é o resta mas nao vao deixar pelo jeito
Suspender? Tinham que fazer uma estátua deles.. Livraram o SPFC daqueles vagabundos..
bando de vagabundos esses conselheiros e essa comissão de ética são todos ladrão igual só porque denunciou vai ser suspenso nunca vi um absurdo desse quem tem ser suspenso são esses que votaram pra suspensão deles
E claro que vão ser punidos exemplarmente! A turma que manda e desmanda não quer que os podres sejam publicados para não atrapalhar o esquema, afinal, não é atoa que o clube deve quase um bilhão. Enquanto essa turma estiver mandando a coisa vai de mal a pior!