A votação que determinará o futuro de Julio Casares na presidência do São Paulo foi remarcada. A reunião do Conselho Deliberativo que analisará o pedido de impeachment ocorrerá na sexta-feira (16), às 18h30, de forma exclusivamente presencial no Morumbi. Inicialmente agendada para quarta-feira, a mudança foi confirmada nesta quinta pelo presidente do Conselho, Olten Ayres.
No encontro, Casares só será destituído se 75% dos conselheiros votarem a favor do impeachment, conforme o artigo 58 do Estatuto Social do clube. A alteração no critério de votação foi realizada em atendimento a um pedido da defesa do presidente. Anteriormente, a regra pertinente era a do artigo 112, que exigia o apoio de dois terços do Conselho. Com a nova norma, o número mínimo de votos favoráveis aumentou de 170 para 191.
Se o impeachment for aprovado, Casares será afastado temporariamente, e o presidente do Conselho terá um prazo de até 30 dias para convocar uma Assembleia Geral. Durante esse período, o vice-presidente, Harry Massis Junior, de 80 anos, assumirá interinamente o comando do clube. Na Assembleia, a decisão sobre a destituição definitiva será submetida aos sócios, onde uma maioria simples será suficiente para confirmar o afastamento.
Caso isso ocorra, Harry Massis permanecerá no cargo até dezembro de 2026, enquanto a eleição para o triênio 2027/28/29 está prevista para o fim do ano.
A mudança no procedimento de votação ocorre devido a uma "zona cinza" presente no estatuto do São Paulo. Fontes entrevistadas pela reportagem destacam que os artigos permitem interpretações divergentes. O artigo 58 diz que compete ao Conselho Deliberativo votar na destituição do Presidente, Vice-Presidente e integrantes do Conselho de Administração, em casos de atos contrários ao Estatuto, exigindo um quórum qualificado de pelo menos 75% dos membros. Por outro lado, o artigo 112 menciona que o Presidente pode ser destituído com o voto favorável de dois terços da totalidade dos membros do Conselho Deliberativo.
Olha a maracutaia aí gente! E o estatuto, serve pra que? As regras tem que ser cumpridas, não tem que alterar nada! Agora dependendo da cor dos olhos do freguês a regra é uma, seufar a coruda a regra. Epot isso que o clube tá devendo um bi, é um bando que se protege e cada um tem a sua vez!