O São Paulo encerraram o ano de 2025 em meio a uma turbulência política significativa e apresentaram um desempenho abaixo das expectativas, culminando na perda de uma vaga na Copa Libertadores. A gestão de Julio Casares se tornou alvo de polêmica após denúncias que colocaram sua administração sob intensa pressão.
Nos próximos dias de janeiro, a situação de Casares será analisada, especialmente com o processo de impeachment já em andamento nos bastidores do clube. Assim, o atual presidente do São Paulo Futebol Clube inicia o novo ano tentando se movimentar nas correntes políticas internas, na esperança de evitar um desfecho abrupto de seu mandato.
De acordo com informações do jornalista Gabriel Sá, Casares está realizando uma série de reuniões com grupos políticos estratégicos, buscando esclarecer os fatos e mitigar a resistência frente às acusações que seu governo enfrenta. A tensão aumenta, já que há um grupo de aproximadamente 22 conselheiros que apoiam Casares, mas que podem mudar de posicionamento e aderir ao impeachment.
O presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres de Abreu Júnior, já iniciou a tramitação do pedido de afastamento de Casares após receber 57 assinaturas de conselheiros, superando o mínimo necessário de 50. A situação do presidente é delicada e, segundo apurações, a possibilidade de um racha entre seus apoiadores pode mudar os rumos da votação.
Uma reunião do Conselho Consultivo está proposta para o dia 12 de janeiro, mas ainda aguarda confirmação oficial. Vale destacar que essa instância não possui poder de veto sobre o impeachment, sua função é apenas emitir uma opinião que será considerada pelo Conselho Deliberativo na discussão do assunto.
Para que o impeachment de Casares prospere, é necessário que haja uma maioria qualificada de dois terços dos votos, o que corresponde a 171 votos entre os 255 conselheiros. Se esse quórum for alcançado, Julio Casares será afastado de suas funções de forma provisória.
Tem que tirar esse vagabundo dai se não tirar vai cair pra segunda divisão ele não tem nenhuma credibilidade, principalmente com os atletas.