O São Paulo enfrenta a etapa decisiva do Campeonato Brasileiro, precisando somente de seus próprios esforços para garantir a oitava posição e assim ainda ter a oportunidade de se classificar para a Pré-Libertadores. Contudo, a equipe têm diversos adversários competitivos na corrida por esse posto que poderá proporcionar ao menos uma chance de ingressar na fase preliminar do torneio continental.
As estratégias do São Paulo para participar da Libertadores são claras: terminar o campeonato em oitavo lugar e torcer pela vitória do Fluminense ou do Cruzeiro na Copa do Brasil. Assim, a atual confusão do G7 se transformaria em G8, abrindo uma vaga adicional para o torneio. Com 48 pontos até o momento, o Tricolor Paulista se encontra em uma posição delicada, com apenas dois pontos a mais que o Corinthians, atualmente nono colocado, e o Grêmio, que ocupa a décima posição. Outros times como Vasco da Gama, Red Bull Bragantino e Atlético-MG também estão em condições similares, todos com 45 pontos, mostrando que a disputa está acirrada.
Alguns desses concorrentes enfrentam momentos difíceis, como o Atlético-MG, que não consegue vencer há cinco partidas, tendo recentemente perdido a final da Copa Sul-Americana para o Lanús. O Vasco, por sua vez, passou por uma fase negativa, perdendo cinco jogos seguidos, mas conseguiu uma recuperação inesperada ao golear o Internacional por 5 a 1.
Para o São Paulo, um deslize nas duas rodadas finais poderá ter um impacto significativo em suas aspirações. A equipe, sob a direção do técnico Hernán Crespo, teve apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o que gera preocupação na torcida. A situação é ainda mais desafiadora devido ao grande número de desfalques que o elenco enfrenta.
Nas últimas duas rodadas, o São Paulo se verá frente a frente com adversários que estão lutando contra o rebaixamento: Internacional e Vitória. Sendo assim, o Tricolor não pode se dar ao luxo de perder mais pontos nesta fase decisiva do campeonato. Além da luta para conquistar a tão desejada vaga na Libertadores, a equipe terá um papel fundamental na disputa para evitar a queda para a Série B.
Aí que está o problema,depender de si mesmo para alcançar um objetivo. Vamos nos conformar com o não rebaixamento e a vaga na Sul Americana,é menos desgastante e menos sofrido e, acima de tudo,é real. Aceitemos,que dói menos.