Após a devastadora derrota do São Paulo para o Fluminense, por 6 a 0, Luiz Gustavo se sentiu compelido a falar sobre a situação do clube. O jogo ocorreu no Maracanã e foi parte da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante, que possui experiência em clubes como Bayern de Munique e tem um histórico de convocações para a Seleção Brasileira, não hesitou em expressar suas opiniões, incluindo críticas à gestão do time nos últimos anos.
“Sou um cara que aprendi a ser honesto desde pequeno. O que aconteceu hoje não foi por acaso. O São Paulo é uma instituição que eu aprendi a amar e respeitar, mas é hora de começarmos a falar a verdade. As pessoas que estão na administração precisam assumir as responsabilidades. A culpa da derrota de hoje é nossa, dos jogadores, que falhamos em campo", declarou Luiz Gustavo em uma entrevista ao SporTV.
O volante, cuja permanência no clube termina no final do ano, deixou seu futuro em aberto. “Não sei o que vou fazer da minha vida, mas vou sair de cabeça erguida. Para mim, ter a cabeça erguida é ser sincero e honesto, pedindo desculpas à torcida. É urgente que aqueles que têm responsabilidades no clube comecem a se manifestar e agir", continuou.
Quando questionado se suas críticas eram direcionadas à diretoria, Luiz Gustavo optou por não ser explícito. "Aprendi que, quando erro, peço desculpas e reflito sobre como posso melhorar. Cheguei ao clube faz dois anos, mas há pessoas que estão aqui há muito mais tempo vivendo a mesma situação. Isso não pode continuar assim. Sou alguém que busca evolução e espero que o clube também evolua. É uma equipe apaixonante, muito maior do que qualquer um que esteja aqui, mas é necessário que as pessoas coloquem as coisas em ordem para que possamos crescer no futebol", finalizou.