O Campeonato Brasileiro tem sido palco de intensas discussões sobre as intervenções da arbitragem, sobretudo com a atuação do VAR (árbitro de vídeo). Nas últimas partidas, tanto o São Paulo quanto o Grêmio levantaram vozes de descontentamento em relação a decisões tomadas contra eles, especificamente em confrontos com Palmeiras e Bragantino. Diante dessa situação, o departamento de estatísticas da ESPN, o DataESPN, realizou um levantamento para identificar quais clubes foram mais impactados positivamente pelas decisões do VAR até o presente momento.
Os três clubes que se destacam por terem um saldo positivo no uso do VAR são Internacional, Botafogo e Vasco. Entre eles, o Internacional lidera com 21 intervenções do árbitro de vídeo, resultando em 15 decisões favoráveis e 6 contrárias, totalizando um saldo positivo de nove. Logo abaixo, o Botafogo e o Vasco apresentaram saldos positivos de 7 e 5, respectivamente.
Por outro lado, algumas equipes têm enfrentado dificuldades com o VAR, como o Sport, Juventude, Ceará e Corinthians, que registraram saldos negativos em suas intervenções. A lista de resultados mostra claramente essa discrepância entre os clubes. Entre os times mais beneficiados, os números se apresentam assim:
Inter: 15 decisões favoráveis e 6 contrárias, saldo +9
Vasco: 10 decisões favoráveis e 3 contrárias, saldo +7
Botafogo: 11 decisões favoráveis e 6 contrárias, saldo +5
São Paulo: 8 decisões favoráveis e 4 contrárias, saldo +4
Palmeiras: 7 decisões favoráveis e 3 contrárias, saldo +4
Bragantino: 6 decisões favoráveis e 2 contrárias, saldo +4
Mirassol: 10 decisões favoráveis e 8 contrárias, saldo +2
Cruzeiro: 4 decisões favoráveis e 2 contrárias, saldo +2
Fluminense: 6 decisões favoráveis e 5 contrárias, saldo +1
Flamengo: 5 decisões favoráveis e 4 contrárias, saldo +1
Além disso, o estudo revelou que o time que mais teve intervenções do VAR em suas partidas é o Corinthians, com um total de 24 participações, das quais 10 foram favoráveis e 14 contrárias. O Bahia, Inter, Grêmio e Juventude completam a lista dos cinco clubes mais impactados pela arbitragem de vídeo.
No extremo oposto, os clubes que menos contaram com a participação do VAR foram o Cruzeiro, Ceará, Bragantino, Flamengo, Palmeiras e Vitória, sendo que o Cruzeiro teve apenas seis intervenções, contabilizando quatro a favor e duas contra.
Os recentes jogos entre Grêmio e São Paulo, assim como o Choque-Rei, acentuaram ainda mais esse debate. No duelo entre os gaúchos e os paulistas, o VAR tomou decisões que causaram controvérsia, como a expulsão de Kannemann e a marcação do pênalti contra o Grêmio. Contudo, no Choque-Rei, por outro lado, o VAR não interveio em nenhum dos principais lances polêmicos, o que gerou críticas sobre sua eficiência e aplicação nas partidas.
Chega está na hora de quando entra em campo todos o jogadores dos dois times virar as costa para arbitragem em protesto. Já está na hora de o time ganhador em qualquer jogo dizer o juiz o juiz foi muito mau, houve pênalti para ouyto time, está na hora de o time ganhador também protesta, isso tem que ser todos os times dessa forma ninguém será penalizado, se nada disse for feito vai continuar assim por culpa dos próprios times.
Independente do Juiz o que o SPFC está fazendo e esconde a vergonha encima da arbitragem. a final estava 2x0 oque aconteceu foi uma vergonha, e se nada dos acontecimentos tivesse acontecido estaria falando o que, só SPFC de todo coração, fico nervoso, chateado, com raiva etc. mas nada que aconteceu referente arbitragem apaga essa vergonha. Diretoria está se escondendo no juiz, vergonha, vergonha