Na última rodada da fase de grupos da Libertadores, o São Paulo conquistou uma vitória importante ao derrotar o Talleres por 2 a 1. Contudo, o resultado acabou ofuscado por um incidente que gerou polêmica e críticas: uma acusação de xenofobia feita pelo lateral argentino Miguel Navarro contra o jogador Damián Bobadilla, do São Paulo.
Durante a partida, Navarro alegou que foi chamado de “venezuelano morto de fome” por Bobadilla. Após o fim do jogo, o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, foi abordado sobre o assunto em uma coletiva. No entanto, ele optou por não se pronunciar, afirmando que não tinha conhecimento dos detalhes da situação. Essa postura foi alvo de críticas, principalmente do apresentador André Rizek, que enfatizou a necessidade de uma posição firme por parte do clube e do treinador a respeito da discriminação no esporte.
Rizek lembrou que o futebol brasileiro tem se esforçado para combater a discriminação e enfatizou que seria importante tanto o São Paulo quanto Zubeldía demonstrarem solidariedade com Navarro, mesmo que o caso ainda estivesse sendo investigado. Ele mencionou outros incidentes recentes, como a reação do jovem Luighi, do Palmeiras, após ser vítima de racismo, e a atitude do técnico Carlo Ancelotti, que se recusou a discutir futebol após Vinícius Júnior ter sido alvo de insultos na Espanha.
Horas após o incidente, o São Paulo divulgou um vídeo no qual Bobadilla se pronuncia sobre a situação. No vídeo, o atleta confirmou que houve troca de ofensas, reconheceu ter feito a fala em questão, pediu desculpas publicamente a Navarro e se colocou à disposição para se desculpar pessoalmente. Bobadilla ressaltou que não teve intenção discriminatória, mas lamentou as palavras ditas no calor do momento.
A Conmebol ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Com a classificação do São Paulo para a próxima fase da Copa Libertadores assegurada, o clube agora se volta para a preparação do próximo confronto, que será contra o Bahia, pela 11ª rodada do Brasileirão Betano, marcado para sábado (31), às 18h30 (horário de Brasília).
É muita frescura e muito mimimi hoje em dia...
Esse Rizek é um babaca que só fala ***** Só podia ser da Globo (sport tv)
Eu queria entender!!! Se um jogador xingar o outro de ***** e mandar tomar no C e homofóbia!!? Então tem que acabar com o futebol!! Ou vai ter mais jogador preso do que jogando!! Esses reporteres falam um monte de bobagem, mas quando é um deles que faz a ***** calma que não é bem por aí"!! Tudo lixo!!
Povo doído por besteira...