O início de temporada do São Paulo não tem sido como o esperado. Embora a equipe já esteja classificada para as quartas de final do Campeonato Paulista, a atuação do técnico Luis Zubeldía tem gerado insatisfação entre os torcedores devido à série de resultados negativos que se arrastam desde o ano anterior. O Tricolor terminou 2024 enfrentando uma crise de desempenho, acumulando três derrotas seguidas no Brasileirão.
Em 2025, a situação não melhorou muito: a equipe está há cinco partidas sem vencer, com três empates e duas derrotas no currículo. O São Paulo se destaca negativamente como o time com o pior aproveitamento na Série A desde dezembro passado, com apenas 38% de eficiência em seus últimos 14 jogos, contabilizando quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas. Esse desempenho tem sido destacado por estatísticas do Sofascore, que mostraram que o Tricolor teve 59,2% de posse de bola, mas falhou defensivamente, sofrendo o mesmo número de gols que marcou: 18.
Particularmente alarmante é o número de grandes chances criadas pelo São Paulo, com 32 oportunidades, das quais 21 não foram convertidas em gols. No setor defensivo, o time também deixou a desejar, cedendo 21 grandes chances aos adversários. Apesar deste desempenho abaixo das expectativas, o São Paulo já garantiu sua vaga na fase de mata-mata do Paulistão, sendo o líder do Grupo C com 16 pontos, apenas um à frente do Novorizontino, que tem 15 pontos.
Para a última rodada do Campeonato Paulista, o técnico Zubeldía poderá optar por escalar os titulares, com a classificação já assegurada e uma semana livre até as quartas de final do Estadual. No entanto, é fundamental que a equipe consiga uma vitória para confirmar a liderança do grupo. Neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), o São Paulo enfrentará o São Bernardo no Estádio 1º de Maio, buscando quebrar a má fase e retomar o caminho das vitórias.
Tudo é possível com um time que tem este pardal, projeto de técnico que caiu de paraquedas no Morumbi..